Conta de luz fica mais cara a partir de sábado

A partir do próximo sábado, 22 de novembro os consumidores passam a pagar mais caro pela conta de luz em Poços de Caldas. O consumidor residencial terá um reajuste de 6,45%.
O reajuste anual foi aprovado pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), nesta terça-feira (18/11), após a Revisão Tarifária Periódica.
O reajuste foi concedido à DME Distribuição S.A após a audiência pública realizada no dia 24 de setembro, no auditório do Centro Administrativo.
Na ocasião a revisão tarifária anual da ANEEL previa um reajuste de 9,13% para o consumidor residencial e rural de Poços de Caldas.
De acordo com a presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da DMED, Arlene Nogueira Mareca, após a audiência pública a ANEEL abriu prazo para o conselho se manifestar e apontar as discrepâncias. Momento em que a presidente atuou e conseguiu que o reajuste de quase 10% para os consumidores residenciais caísse para 6,45%. “A princípio a ANEEL propôs para podermos dividir com as demais classes o reajuste do industrial que foi de 22,45% para impactar menos a classe industrial. O Conselho foi terminantemente contrário pois 90% dos consumidores do DMED são residenciais,” explicou a presidente do Conselho.
Atualmente mais de 89 mil unidades consumidoras são atendidas pela DMED.
Desta forma o reajuste ficou da seguinte forma:
Baixa tensão em média ( consumidor residencial) – 6,45%
Alta tensão em média (indústria) – 22,47%
De acordo com a ANEEL, Os itens que mais contribuíram para o reajuste foram os custos com encargos setoriais, transporte de energia e componentes financeiros apurados no atual reajuste tarifário para compensação nos 12 meses seguintes.





