cidadeDiversosEVENTOSNotíciasSaúde

Encontro marca do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual em Poços de Caldas

encontro Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual
Este foi o primeiro encontro em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual realizado na cidade – foto divulgação

Poços de Caldas (MG) – Integrantes e assistidos pela Associação dos Deficientes Visuais de Poços de Caldas participaram de um encontro no último sábado, 13, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, realizado no Centro Administrativo.


O encontro, que contou com 10 pessoas portadoras de deficiência visual começou com um café da manhã, oferecido aos convidados, seguido de uma fala do secretário municipal de Obras, José Benedito Damião, que se demonstrou sensível à demanda de recursos de acessibilidade no município. O secretário aproveitou o momento para fazer uma interação com todas as PcD visual, e iniciou sua fala fazendo sua autodescrição para que todos  que não enxergam.

Em seguida o professor de orientação e mobilidade da AADV, Vanderlei Costa Azevedo coordenou uma roda de conversa e abordou o tema sobre o uso de bengalas e piso tátil, recursos esses que proporciona a pessoa com deficiência visual maior autonomia independência, enfatizando a importância da luta por esses direitos.

O encontro ainda contou com uma palestra sobre a saúde emocional da pessoa que teve o comprometimento visual, ministrada pela psicóloga, Lilian Santa Marina Alvarenga. E ainda  uma dinâmica de grupo onde os participantes relataram como perderam a visão, troca de experiências marcada por choros, risadas e muita emoção ao som da música “sol” da banda Jota Quest, com todos se abraçando e cantando juntos.


“O encontro foi promovido pelo projeto Olhos Aventureiros, idealizado por Thais Piva. Esse evento histórico para nossa cidade, só foi possível acontecer com a ideia e apoio da equipe de voluntários do projeto; Aguinaldo de Souza, Maria Goretti Vieira, Ethel Dias Franco, Lilian, Caíque, Maria Aparecida e Daniel de Oliveira. Tivemos também um grande apoio, na parte de ofício, da Mitocôn  Brasil, que é a Associação Brasileira de Genética Mitocondrial e Doenças Mitocôndriais Raras,” destacou Daniel de Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.