Chuva provoca alagamento em vários pontos em São João da Boa Vista

São João da Boa Vista (SP) – A manhã desta sexta-feira, 16, foi de muita limpeza em residências, estabelecimentos comerciais e ruas de São João da Boa Vista (SP) após o temporal da noite desta quinta-feira.
A chuva que durou 1h30 provocou alagamentos, quedas de árvores e danos em imóveis residenciais e comerciais.
De acordo com a Defesa Civil do município a elevação do nível dos córregos que cortam a zona urbana causou o transbordamento em diversos pontos, interrompendo temporariamente o tráfego de veículos. Ao todo 16 ruas e avenida foram afetadas pelos alagamentos.
Um motorista ficou preso dentro carro no estacionamento de um supermercado, depois que a água subiu rapidamente e deixou o veículo ilhado.
Fenômeno meteorológico
Ainda segundo a Defesa Civil, nesta quinta-feira foi registrada uma instabilidade atmosférica decorrente da combinação de alta umidade, calor intenso e ventos com rotação em São João da Boa Vista.
Pelo tempo que durou a tempestade, o fenômeno em São João pode ser classificado como severo.
De acordo com a Defesa Civil, o município foi atingido por uma tempestade convectiva (localizada e de forte intensidade). Dados Pluviométricos:
• Das 19h às 20h: 25 mm
• Acumulado até as 22h: 30 mm
• Medição final (07h de sexta-feira): 40 mm
Bacias de contenção
O coordenador da Defesa Civil, Major Medeiros ressaltou que as bacias de contenção trabalharam bem. “A da Henrique Martarello chegou ao seu nível máximo e a do Recanto do Lago continua na contenção, estando com aproximadamente 60% de sua capacidade. Mesmo assim, devido à chuva ser localizada em determinados pontos da cidade, a enxurrada das chuvas saturou o Córrego São João, desde a altura da Avenida Oscar Pirajá Martins, que recebe águas de afluentes como o Córrego do Jardim Aeroporto e dos Lagos do Solário Mantiqueira (Peçanha), e transbordou em mais de 10 pontos, prejudicando o trânsito e em alguns casos invadindo áreas residenciais”, destacou.





