Tenente coronel Volpin assume o comando do 12º Batalhão de Passos

Passos (MG) – O tenente coronel Douglas dos Santos Volpin é o novo comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Passos (MG). O tenente coronel poços-caldense substitui o tenente coronel Daniel Cardoso, que se despediu durante solenidade de passagem de comando, na última sexta-feira, 23.
A cerimônia, que foi marcada por emoção, reconhecimento e espírito de união entre forças civis e militares e reuniu diversas autoridades civis e militares, entre elas o coronel Jardel Trajano, comandante da 18ª Região da Polícia Militar (18ª RPM).
Durante o ato oficial, militares e viaturas foram apresentados ao novo comandante em um desfile rápido, marcado pela disciplina, organização e pelas honrarias que simbolizam a tradição e a história da Polícia Militar.
O 12º Batalhão de Polícia Militar, que tem 62 anos de criação, é abrangido pela 18ª Região de Polícia Militar de Poços de Caldas (MG) é responsável pela segurança e policiamento de 16 municípios, sendo articulado por 4 Companhias, 12 Pelotões, 10 Destacamentos e ainda o Colégio Tiradentes.
A unidade é um das mais antigas e importantes da 18ª RPM, atuando em uma área estratégica por fazer divisa com o estado de São Paulo e sendo responsável pela segurança de 16 municípios.
Ao assumir o comando, o tenente-coronel Volpin terá como um de seus principais desafios a manutenção dos baixos índices de criminalidade e o fortalecimento da sensação de segurança junto à população, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido pela corporação na região.
Perfil do novo comandante
Natural de Poços de Caldas, o tenente-coronel Douglas dos Santos Volpin nasceu em 17 de maio de 1980. O comandante ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais após concluir o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte, entre os anos de 2001 e 2004.
O comandante tem especialização em Segurança Pública, concluída em 2017, e em Gestão Estratégica em Segurança Pública, realizada em 2023.
Além da atuação operacional e administrativa, o novo comandante também se dedica à formação de novos militares, sendo professor da disciplina de Direitos Humanos nos cursos de Formação de Soldados e no Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS).
Entre as funções exercidas como oficial superior, destacam-se os cargos de subcomandante do 43º Batalhão da Polícia Militar, entre 2021 e 2023, e chefe da Quarta Seção do Estado-Maior da 18ª Região da PM, de 2024 a 2025. Desde 25 de dezembro de 2025, comanda oficialmente o 12º Batalhão da Polícia Militar em Passos.
A mudança no comando reforça o compromisso da Polícia Militar de Minas Gerais com a continuidade, a eficiência e a proximidade com a comunidade,





