Caminhonete clonada é apreendida após monitoramento da muralha digital

Poços de Caldas (MG) – Uma caminhonete com sinais de clonagem foi recuperada na tarde desta segunda-feira, 2, durante uma ação conjunta entre o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Polícia Militar de Poços de Caldas (MG). A apreensão ocorreu depois que o veículo foi flagrado por uma das câmeras da muralha digital, na Avenida João Pinheiro, na zona oeste da cidade.
De acordo com a PM e o Demutran, o veículo já constava cadastrado no sistema de monitoramento devido à suspeita de clonagem.
Durante o rastreamento, um alerta foi gerado após a passagem por um dos radares da Avenida João Pinheiro, possibilitando a localização e abordagem na Rua São José, em frente ao Corpo de Bombeiros Militar.
Segundo a PM, durante a fiscalização, o condutor relatou ter adquirido a caminhonete em outro estado por valor significativamente inferior ao praticado no mercado.
Na vistoria veicular, foram constatadas diversas irregularidades nos sinais de identificação, como etiquetas não originais e facilmente removíveis, divergências nos dados de fabricação e indícios de remarcação nos números de identificação dos vidros e do chassi, perceptíveis inclusive por deformações no material.
Foi utilizado equipamento de scanner automotivo, que confirmou que o número de chassi correspondia a um veículo com registro de furto no estado de São Paulo.
Diante dos fatos, o condutor recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de receptação. O veículo foi apreendido e encaminhado para as providências cabíveis.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Rafael Tadeu Conde Maria, desde que a muralha digital entrou em operação, em novembro ano passado, até o momento já foram recuperados 3 veículos e efetuadas duas prisões de foragidos da Justiça.
O motorista foi inicialmente levado para atendimento médico e, posteriormente, apresentado à autoridade policial na Delegacia de Polícia Civil para as demais medidas legais.





