cidadeDiversosEVENTOSNotíciasPolícia

Carnaval 2026: Videomonitoramento, reconhecimento facial e drones reforçam a segurança dos foliões em Poços de Caldas

lançamento da campanha de segurança para o carnaval em Poços de Caldas-MG
Além da tecnologia, a segurança no carnaval vai contar com as Forças de Segurança Integrada – foto Secom

Poços de Caldas (MG) – A Prefeitura de Poços de Caldas realizou no início da tarde desta quarta-feira, 11, na Praça Dom Pedro II, o lançamento oficial da campanha de segurança para o Carnaval 2026: Poços + Segura – De Olho no Carnaval. A segurança nos dias de folia vai contar com videomonitoramento, câmeras com reconhecimento facial, drones e as pessoas que estão usando tornozeleiras, como medida restritiva da Justiça não poderão frequentar os eventos carnavalescos.


Entre as principais medidas anunciadas está o fortalecimento do monitoramento tecnológico. O município contará com câmeras 360 graus equipadas com sistema de reconhecimento facial, ampliando a capacidade de identificação e prevenção de ocorrências. Outra novidade para 2026 será a utilização de drones no monitoramento do evento — recurso empregado pela primeira vez durante o Carnaval na cidade.

A ação integra o programa Poços + Segura – De Olho no Carnaval, que consolida a cidade como referência em segurança pública em Minas Gerais. O programa reúne três importantes frentes: Muralha Digital, Vigia Mais e De Olho no Carnaval, formando um sistema moderno e eficiente de monitoramento e prevenção.

Poços de Caldas está entre as sete cidades mais seguras de Minas Gerais e conta com monitoramento 24 horas, câmeras integradas com identificação facial, drones, escolas monitoradas e a atuação conjunta da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil e demais forças de segurança, todas operando de forma integrada no Centro Integrado de Segurança Pública (CISEP).


Muralha Digital monitora as principais entradas e saídas do município por meio de câmeras inteligentes capazes de identificar veículos automaticamente, auxiliando na prevenção de crimes e garantindo respostas mais rápidas por parte das forças de segurança.

Já o programa Vigia Mais amplia essa rede de proteção ao aproximar a população do sistema municipal. Câmeras de moradores e comerciantes podem ser integradas à central de monitoramento, criando uma grande rede colaborativa de segurança nos bairros.

Durante o período carnavalesco, o De Olho no Carnaval entra em ação com reforço tecnológico nos pontos de festa, utilizando câmeras com identificação facial e drones para monitoramento aéreo, garantindo mais agilidade nas ações e tranquilidade para moradores e foliões.

Com o Poços + Segura, a cidade amplia os investimentos em tecnologia, fortalece a Guarda Civil Municipal e reafirma o compromisso com a proteção das pessoas, o cuidado com a história da cidade e o avanço responsável da segurança pública.

instalação de câmeras de video monitoramento em Poços de Caldas
Alguns equipamentos foram instalados na Praça Dom Pedro II, onde milhares de foliões vão circular durante o Carnaval – foto Roni Bispo

O lançamento da campanha reuniu autoridades municipais e representantes das forças de segurança para apresentar as estratégias que serão adotadas durante os dias de folia.

Durante o lançamento, o prefeito Paulo Ney destacou que o objetivo é intensificar o trabalho já desenvolvido nos anos anteriores, ampliando a integração entre as forças de segurança e reforçando os investimentos em tecnologia. “Estamos elevando o padrão de segurança do nosso Carnaval. Poços de Caldas já é referência em Minas Gerais, e em 2026 damos mais um passo importante ao ampliar a integração entre as forças de segurança e investir fortemente em tecnologia. As mulheres terão um atendimento e atenção diferenciada em se tratando de segurança.  Policiais Penais vão monitorar e impedir que pessoas com medidas restritivas, usando tornozeleiras frequentem os eventos carnavalescos.Nosso objetivo é garantir que moradores e turistas aproveitem a festa com tranquilidade, organização e proteção.”

Para o secretário de Segurança Pública e Mobilidade, Rafael Tadeu Conde Maria, o investimento será ainda maior em 2026. “No ano passado, a segurança foi prioridade durante o Carnaval, com monitoramento por câmeras, policiamento ostensivo e ações integradas da Polícia Militar, Civil e Guarda Civil Municipal. O resultado foi um ambiente tranquilo, sem registro de ocorrências graves nos pontos de folia. Em 2026, reforçamos ainda mais essa estrutura, com tecnologia de ponta e integração total das forças de segurança, consolidando Poços de Caldas como um dos carnavais mais seguros do Brasil”, destacou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.