A lenda da Princesa, o Fantasma e o Diabo é uma das atrações do Poços Curte em Casa
A Companhia de Teatro Monteiros e Lobatos, apresenta, diretamente no youtube, canal Poços Curte em Casa – A Princesa, o Fantasma e o Diabo, idéia original do ator, diretor e historiador Clisthenis Betti.
Desde que cursei história e apresentei meu TCC eu queria transformar em teatro essas histórias de Poços, A princesa Tamara Gagarin, sua fuga para o Brasil e esse mistério em torno dela, é Anastasia Roamnov ou não é? É uma pergunta que eu não respondo, gosto dessa criação do mito, desse causo popular, dessa forma oral de se passar essa história. Também outro mistério, O Fantasma da Urca, Senhor Mister Ebenezer Jones, realmente assombrou a trupe nos anos 70 ou tudo não passou de uma traquinagem daqueles artistas? E outro fato que gosto muito, o Pedro Botelho, o temível barqueiro que levas as almas para as profundezas do inferno.
Seriam nossas águas sulfurosas provenientes das caldeiras de belzebu, ou milagrosas da terra de Nossa Senhora da Saúde.
A mesma lenda que diz que as águas saem do inferno, também atribui a elas os poderes milagrosos de cura.
Eu parto do principio de nossa história, sempre me questionei, qual a nossa história, nossa cultura, nossas tradições, é o que vem de Belo Horizonte, ou que recebemos de São Paulo?
Nenhum dos dois, a história de Poços de Caldas é própria, é nossa, ela nasce juntos com as águas sulfurosas, ali do ladinho das Thermas Antônio Carlos, quando caçadores de antas aqui chegaram e se impressionaram com o calor, achando que tais águas vinham da caldeira de Pedro Botelho. Nossa história é da cidade que foi escolhida por um inglês para se curar, por uma princesa Russa para ter paz e morrer no anonimato. Anonimato esse que faço questão de interromper e exaltar essa princesa que já me é tão intima, tão querida e que merece todas as honras e pompas, mesmo que póstumas.
Esse é meu projeto, baseado em minha monografia, que quero levar pra toda Poços de Caldas e para o mundo, já que estamos lançando em uma plataforma de internet, em um canal do youtube.
Esses cruzamentos de histórias da Europa com nossa história, quando que iríamos imaginar que uma das mais importantes revoluções mundiais iria chegar em Poços de Caldas? E chegou.
Nossa história se cruza com a revolução Russa, afinal foi aqui q Tamara Gagarin, viveu boa parte de sua vida, aqui que ela está enterrada, ao lado de Alexandra Tatichev.
Esse projeto foi feito com muito carinho e tem a participação de Bruna Vilela, Felipe Campos, Leandro Campos, Luiza Lopes e Jacque Ferrari como atriz convidada, captação de imagens de Tiago Alessandro Ferreira com auxílio de Mateus Ferreira, iluminação e sonoplastia Arcilio Bacci, Figurinos Companhia de Teatro Monteiros e Lobatos e Grupo de Teatro Trancos e Barrancos – Luiz Munhoz.
A Princesa, o Fantasma e o Diabo, a ação foi produzida com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020) narra causos e lendas de Poços de Caldas, Material de Pesquisa: Revista O Cruzeiro, Nicolau e Alexandra de Robert Massie, Memórias Históricas de Poços de Caldas de Nilza Botelho Megale, Página do Facebook, Viver Poços de Caldas (Roberto Tereziano)
Esse é um trabalho sobre patrimônio histórico, cultura material e imaterial, tradições orais e artes cênicas.
Realização: Monteiros e Lobatos Companhia de Teatro – A Pena do Martins