Adolescente responsável por lista de “ameaças” é identificada pelo Ministério Público
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com a cooperação do Ministério Público e da Polícia Civil de São Paulo, deflagrou nesta segunda-feira, 17, a operação “A Lista”. Com a utilização de diligências cibernéticas, foi possível identificar uma adolescente, responsável pela postagem “Lista do Massacre” no TikTok.
Na ação, foi dado cumprimento a mandado de busca e apreensão e apreendidos um celular e um laptop no Estado de São Paulo, onde a suspeita mora. De acordo com o Ministério Público, a adolescente identificada confessou ser a autora da postagem e, a princípio, não representa perigo, não possuindo informação concreta sobre a organização de ataques em cidades de Minas Gerais.
Ainda segundo o Ministério Público, por se tratar de adolescente a responsável pela postagem, foram adotadas todas as cautelas necessárias para a proteção de sua imagem, identidade e integridade. A lista publicada pela menor fazia referência a escolas de diversos municípios mineiros. – Fonte Assessoria de Comunicação MPMG
Ações em Poços de Caldas
Na última sexta-feira, 14, a Polícia Civil de Poços de Caldas cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de dois adolescentes, suspeitos de envolvimento em ameaças de invasão a escolas.
Durante a ação, foram apreendidos celulares e computadores, que serão submetidos à perícia. As investigações estão em andamento, com o objetivo de identificar os envolvidos, monitorar redes sociais e a propagação de notícias falsas que estão circulando na internet.
Por se tratar de adolescentes, nas duas ações os nomes dos suspeitos não foram divulgados pelas autoridades, para a preservação e integridade e também para não comprometer as investigações, que seguem em curso.