Agentes de Endemias já capturaram 45 escorpiões em 2025

Desde janeiro deste ano, com o calor intenso, as altas temperaturas e o grande volume de chuvas, os agentes da Vigilância Ambiental intensificaram as visitas a residências onde ocorreram registros de acidentes e denúncias sobre o aparecimento de escorpiões em várias regiões, em Poços de Caldas-MG.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 45 escorpiões já foram capturados na cidade em 2025, um número que chama a atenção, em menos de dois meses.
Ao longo de 2024, foram registrados 56 casos de acidentes envolvendo o aracnídeo no município, além de 40 denúncias sobre o surgimento de escorpiões dentro de imóveis. “Estamos monitorando as localidades com ocorrência de escorpiões e realizando buscas ativas, além de orientar a população sobre os cuidados necessários”, afirma Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Divisão de Vigilância Ambiental.
Os animais peçonhentos capturados são enviados para a Regional de Saúde, em Pouso Alegre para a extração do veneno para a produção do soro antiescorpiônico.
Escorpião Amarelo
Segundo o Instituto Butantan, as espécie de escorpião mais comum na nossa região é o amarelo, que possuiu as pernas e cauda amarelo-clara, e o tronco escuro.
A denominação da espécie é devida à presença de uma serrilha nos 3º e 4º anéis da cauda. A espécie mede até 7 cm de comprimento.
Sua reprodução é partenogenética, ou seja as fêmeas se reproduzem sozinhas, sem a necessidade da presença de um macho. Cada mãe tem aproximadamente dois partos por ano, com cerca de 20 a 25 filhotes cada.
Cuidados
A Secretaria de Saúde reforça à população a importância de adotar medidas simples para reduzir a incidência de acidentes com animais peçonhentos:
– Manter os ambientes limpos e organizados;
– Remover entulhos, como garrafas PET, sacolas, sobras de construção e lixo doméstico em geral
– Vedar portas com “cobrinhas” e instalar telas em ralos, pias e tanques;
– conferir sapatos e roupas antes de usar.
Em caso de acidente, a vítima deverá procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber o tratamento adequado.
As denúncias sobre a presença de escorpiões podem ser feitas ao Alô Saúde através do WhatsApp: (35) 3114-8127 ou ainda pelo telefone: 0800 283 0324.
Sobre o trabalho dos Agentes
Os agentes visitam as casas para orientar os moradores sobre como evitar animais peçonhentos. Além disso, também trabalham no combate ao Aedes aegypti ,Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. “É fundamental que a população receba bem as equipes de agentes de endemias para que possam realizar as vistorias e repassar as orientações possíveis, garantindo um trabalho seguro e eficaz”, destaca Robson Rodrigues dos Santos, supervisor geral do Programa de Controle Vetorial.