Agosto Lilás: PM e Civil realizam campanha de combate à violência doméstica
A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira, 19, uma blitz em atenção à Campanha Agosto Lilás, nos municípios de Poços de Caldas e Bandeira do Sul. As ações tiveram como cunho, conscientizar e informar a população sobre a prevenção e o enfrentamento à violência doméstica.
O mês de agosto marca a celebração da criação da Lei Maria da Penha, que completou 14 anos no último dia 7.
Os policiais militares entregaram panfletos com Dicas de Ação de Prevenção Violência Física Contra Mulher.
E em ação conjunta com a PM, a Polícia Civil também realizou na manhã desta quinta-feira,20, uma blitz educativa no município de Alfenas com a entrega de panfletos com orientações relacionadas à violência doméstica e familiar.
A ação ocorreu em comemoração aos 14 anos de vigência da Lei 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha.
Segundo a Delegada Hanella Beatriz Soares Ribeiro, “apesar de a Lei estar vigente há 14 anos, é imprescindível a realização de ações que visem a dar publicidade à causa. Ainda há mulheres que desconhecem seus direitos e as várias formas de violência, acreditando por muitas vezes que ela se restringe à agressão física. Ações como essa acabam por encorajar as mulheres a procurar a Delegacia e realizar a denúncia”.
Canais disponíveis para denúncias:
Os casos de violência domésticas podem ser denunciados pelo canal de denúncia o Disque 180 e o Disque 100, serviços nacionais que direcionam as denúncias para as autoridades responsáveis.
Outra ferramenta de proteção, lançada em março deste ano pelo Estado, é o aplicativo MG Mulher. Desenvolvido pela PCMG, com apoio da Sejusp, o app consiste em uma ferramenta voltada para a mulher, especialmente a que está sendo vítima de violência.
Pelo aplicativo, disponível gratuitamente para download nos sistemas operacionais Android e iOS, a mulher encontra, de acordo com a sua localização, endereços e telefones úteis, como de delegacias da Polícia Civil, unidades da Polícia Militar e Centros de Prevenção à Criminalidade, por exemplo. Todos os endereços são mostrados com a indicação de proximidade do local onde a mulher está.
Além disso, o aplicativo dispõe de conteúdos multimídias, repletos de informações relativas à temática da violência doméstica. São vídeos, textos e áudios que poderão auxiliar a mulher no enfrentamento do problema, ampliando o conhecimento e fortalecendo as tomadas de decisões. O aplicativo permite ainda que a mulher crie uma rede colaborativa de contatos confiáveis que ela poderá acionar de forma rápida, caso sinta que está em situação de perigo.