Alagamentos, queda de árvore mobilizam equipes da prefeitura durante chuva forte
As equipes das secretarias municipais de Serviços Públicos, Obras, Defesa Social estão mobilizadas desde o fim da tarde desta segunda-feira, 4, após um temporal que provocou alagamento em várias ruas no centro, em uma creche e a queda de árvore. Uma casa foi interditada após ser invadida pela enxurrada e lama.
A chuva intensa com volume de 25,8 mm, exigiu uma resposta rápida por parte da Prefeitura. A administração municipal mobilizou equipes de diversas secretarias para coordenar ações emergenciais e minimizar os impactos causados pelas chuvas.
Pela manhã as equipes ainda estavam empenhadas na limpeza das ruas centrais e dos bairros, que ficaram alagadas durante o temporal na tarde de ontem.
O objetivo principal foi realizar a limpeza das vias, realizar obras emergenciais, identificar danos e efetuar reparos, além de desobstruir ruas afetadas.
De acordo com o secretário municipal de Obras, José Benedito Damião, as equipes passaram parte da noite e madrugada fazenda limpeza dos bueiros, retirando folhas secas, papel e plástico.
Os bueiros não suportaram o grande volume de água de uma só vez provocando alagamentos se concentraram nas ruas Santa Catarina, Prefeito Chagas, Junqueiras e na Rua Nico Duarte.
Em pontos estratégicos, semáforos na Avenida João Pinheiro deixaram de funcionar, e o ribeirão que corta a via quase transbordou. Ações imediatas foram tomadas para garantir a segurança da população.
Uma árvore caiu nas proximidades da Escola Municipal Presidente Washington Luís, no bairro Santa Ângela.
A água invadiu as dependências do Centro de Educação Infantil Vilas Unidas, na Vila Cruz, na zona oeste da cidade.
De acordo com coordenador da Defesa Civil, Mauro Barbosa Filho, uma casa na Rua Amaro Salles, no Bairro São Benedito foi interditada depois de ser invadida pela enxurrada e lama.
O casal precisou deixar o imóvel e se alojou na casa da frente, que estava vazia.
A Secretaria Municipal de Comunicação, informou que a Prefeitura já vem realizando ações preventivas, como limpeza contínua de bueiros e bocas de lobo, varrição e limpeza de canais. Essas medidas foram cruciais para evitar problemas até o momento, mesmo diante das chuvas intermitentes recentes. Além disso, investimentos em grandes obras de desenvolvimento serão desenvolvidos para minimizar incidentes.
As equipes coordenadas das secretarias de Serviços Públicos, Obras, DMAE e DME continuam desenvolvendo serviços de retirada de lixo e entulho, bem como a lavagem das ruas da cidade. O escoamento rápido da água demonstra que o trabalho preventivo está dando resultados.
Canais de Comunicação com a Defesa Civil
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 193, 199, 153 ou através do número 3697-5017.
O coordenador da Defesa Civil, Mauro Barbosa ressalta que todos estão empenhados com a segurança e bem-estar dos cidadãos, mantendo-se vigilante diante das condições climáticas adversas e prontos para agir em prol da comunidade.