Alunos da Sérgio Pacheco participam da mobilização contra o Aedes aegypti
A escola municipal Sérgio Freitas Pacheco, localizada na Vila Togni em Poços de Caldas foi a primeira escola a participar da mobilização nacional da educação pelo combate ao Aedes aegypti que acontece em todo país nesta sexta-feira,19.
Na manhã de hoje os alunos do 8º e 9º ano assistiram atentos a palestra ministrada pelo coordenador da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do município, Jorge Lago, que orientou os estudantes a respeito da proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus, bem como sobre medidas preventivas para identificar possíveis criadouros do Aedes em casa e também na vizinhança.” O objetivo desta ação é tornar os estudantes multiplicadores das informações sobre o combate ao Aedes aegypti. Nós esperamos que eles possam levar as informações para os pais, demais familiares e até mesmos os vizinhos sobre os cuidados e a prevenção e assim conseguirmos combater o mosquito”, destacou o coordenador.
A proposta da Secretaria de Saúde juntamente com a de Educação é atingir o maior número possível de estudantes na rede municipal e estadual e posteriormente a rede particular.
A escola municipal Sérgio Freitas Pacheco conta com 700 estudantes desde o jardim ao 9º ano e foi escolhida primeiro, devido ao trabalho que já vem sendo realizado entre os alunos. De acordo com o diretor Antônio Eduardo Siqueira, desde o início do ano letivo já vínhamos orientando os estudantes.
Diariamente uma equipe de 5 a 6 alunos percorre as dependências da escola recolhendo todos os objetos que possam se tornar um reservatório de água e consequentemente um criadouro do mosquito. “ Nosso objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância de se combater o mosquito, seja aqui na escola e principalmente em suas residências e nas redondezas. Na semana que vem nós vamos de casa em casa no entorno da escola orientando a comunidade sobre a importância de tirar um tempo durante a semana para verificar se não existe nenhum foco ou possíveis criadouros do mosquito em casa”, enfatizou o diretor.
Durante a palestra os estudantes receberam um panfleto da Secretaria de Estado da Saúde com informações sobre como combater o Aedes. Orientações fundamentais que a aluna Talia Frank Correa e Marcos Vinicius Nadalete Pizza pretendem dividir com os pais e tomar todo cuidado para que o mosquito não procrie em casa e principalmente na vizinhança.” Pudemos tirar muitas dúvidas sobre a procriação do mosquito e como fazer um levantamento preventivo em casa para acabar com os criadouros. A palestra foi bastante esclarecedora”, relataram os estudantes.