cidadeDiversosEducaçãoNotícias

Alunos do CAIC participam de palestra sobre serpentes

Após a palestra os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto as serpentes, tirar dúvidas, tocá-las e tirar fotos, sob a supervisão do especialista – foto divulgação CAIC

Os alunos da Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto – CAIC de Poços de Caldas tiveram uma aula diferente ao longo desta semana. A escola recebeu uma palestra educativa sobre serpentes, promovendo conscientização e respeito por essas importantes espécies da fauna brasileira.


A atividade foi idealizada pela professora Dra. Juliana Kawanishi como parte da formação acadêmica dos alunos do 8° e 9° anos bem como os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O palestrante e especialista em manejo de animais peçonhentos, Luiz Eduardo Borges apresentou aos alunos 5 serpentes de 4 espécies, sendo elas Jiboia, Píton ball, Píton albina e Corn snake com o apoio do Projeto “Serpentes – O medo mata!” coordenado por Alessandro Fernandes Pereira.

Durante o encontro, os estudantes aprenderam sobre o papel ecológico das serpentes, seus hábitos alimentares, diferenças entre espécies peçonhentas e não peçonhentas, cuidados ao encontrá-las na natureza e muito mais.


O especialista Eduardo destacou que esses animais são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas, atuando no controle de roedores e outras “pragas” além de aplicações biotecnológicas como produção de soros e outros medicamentos, o que beneficia tanto o meio ambiente quanto as atividades humanas.

A Professora Juliana ressaltou a importância de ações educativas para fortalecer a consciência ambiental dos alunos. “Quando o conhecimento chega de forma prática e vivenciada, os estudantes compreendem que cada espécie tem um papel essencial na natureza e aprendem a respeitar a vida em todas as suas formas”, afirmou a professora.

Ao final da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto as serpentes, tirar dúvidas, tocá-las e tirar fotos, sob a supervisão do especialista. O momento foi marcante, pois ajudou a desmistificar a imagem negativa que muitas vezes a sociedade atribui a esses animais, mostrando que, quando respeitadas, as serpentes não representam perigo e precisam ser preservadas em seu habitat natural.

Encerrando o evento, a diretora da escola, Juliana Riemenschneider, destacou a importância da educação ambiental como instrumento de transformação social. “Estamos formando cidadãos mais empáticos, conscientes e preparados para cuidar do planeta. A verdadeira educação vai além das salas de aula: ela cria pontes entre o conhecimento e a vida,” finalizou a diretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.