Andradas recebe o grupo poços-caldense neste sábado
Na manhã deste sábado (17), o LEVE, grupo poços-caldense de rap, vai a Andradas se apresentar na Escola Estadual Dr. Alcides Mosconi. O show é um projeto beneficiado pelo “VEM – Virada Educação em Minas Gerais”, programa da Secretaria Estadual de Educação que visa potencializar saberes do ambiente escolar e dos jovens para criar escolas mais atrativa para os estudantes. O convite partiu de experiências anteriores do LEVE com o público estudantil da região.
Além do show, o evento também contará com campeonatos de vôlei e tênis de mesa, integrando a comunidade escolar em um dia de atividades sociais, culturais e esportivas. O grupo insere esta participação como parte de um calendário de shows e palestras em escolas da região, onde apresentam mais do que seu trabalho, a cultura Hip Hop.
“É uma experiência muito rica, levar nosso trabalho e a cultura Hip Hop em si, com a presença do DJ do grupo e a dupla de MCs. São dois dos quatro tradicionais elementos dessa cultura. Compartilhar esse conhecimento por meio da música, de maneira criativa, com adolescentes é muito importante, assim como passar uma mensagem sobre o poder de atuação do jovem na sociedade atual”, comenta Robson Américo de Paula, o Robson Leve, que compõe o grupo há 4 anos, ao lado de Dough Leve e do DJ Mancha.
Em 2010, o LEVE estreou no palco do festival estudantil Manancial, e em quatro anos chegou à conquista maior, se apresentando em Portugal. O crescimento profissional foi tanto que fizeram deste, um ano de dedicação extra entre os palcos e as horas de estúdio, trabalhando na gravação do primeiro disco, produzido pelo próprio grupo. Mas além de fazer música, o LEVE tem a consciência de que o RAP é um estilo onde pode-se ir além.
Dough Leve, defende que cada vez mais a arte e a cultura podem estar dentro da escola, porque são ferramentas que facilitam e diversificam o aprendizado.
“Essa troca é tão boa pro aluno quanto pro artista. Principalmente pra gente que tem uma idade próxima da dos alunos, falamos a mesma linguagem, escutamos o mesmo estilo de música, fica fácil dialogar com eles. Entendemos bem o que eles dizem e conseguimos falar também sobre nossa profissão e nosso trabalho”, completa Dough.
Nos últimos dois anos, o LEVE vem promovendo uma circulação permanente com apresentações e palestras em instituições de ensino de Poços de Caldas, como a PUC, UNIFAL, as escolas estaduais David Campista, Dr João Eugênio de Almeida, Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, e o Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, além da escola Dr. Alcides Mosconi em Andradas – esta será a segunda vez do grupo na escola.
O próximo show do LEVE está agendado para o dia 23 de setembro em Varginha, onde participa do FAISCA, festival de arte integradas promovido durante todo o mês de setembro no sul de Minas. O FAISCA teve sua edição em Poços de Caldas entre os dias 1 e 7, com shows na praça D. Pedro II.
Mais informações do LEVE e a agenda de shows, pelo Facebook (www.fb.com/levepocos) e pelo Instagram (@levemg).