Área destinada ao futuro píer do Bortolan é reintegrada ao Município
Uma área de aproximadamente 1500 metros, localizada às margens da represa Bortolan, foi reintegrada ao Município de Poços de Caldas. A reintegração de posse foi cumprida nesta quarta-feira, 20, e contou com apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.
Do local foram retirados eletrodomésticos e até um barco, que foram colocados em um caminhão e levados para um depósito onde ficaram à disposição da Justiça.
O presidente da SAB/Bortolan, Sebastião Edson, comemorou a decisão, pois a área ocupada foi destinada ainda na gestão do ex-prefeito, Paulo César Silva, o Paulino Courominas, para a construção de um píer na represa visando o desenvolvimento do turismo naquela região. “Na época todo projeto foi confeccionado de forma voluntária por profissionais que idealizaram um lindo espaço de lazer para que turistas e moradores de Poços de Caldas pudessem usufruir da beleza oferecida pela represa”, lembrou o presidente da SAB/Bortolan.
A previsão era que a primeira fase da implantação do píer tivesse início ainda em 2012. De acordo com o ex-prefeito, Paulinho Courominas, na época o então deputado federal Geraldo Thadeu conseguiu junto ao Ministério do Turismo, uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para a construção do píer com contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 400 mil. Como a área estava ocupada, o município acabou perdendo a verba.
Em 2016 a construção do píer foi alvo de requerimento na Câmara Municipal pelo vereador Joaquim Alves, que questionou a demora para implantação do projeto que contava com recursos federais.
Agora com o fim do impasse judicial a expectativa, principalmente por parte dos integrantes da SAB/Bortolan é que o projeto seja retomado e colocado em prática.