Armamentos e aves são apreendidos durante operação “Paz no Campo”
Quatro pessoas foram presas pela prática de crime ambiental e por porte ilegal de armas durante a operação Paz no Campo V, realizada nesta quinta-feira, pelas equipes da 18ª Companhia de Polícia Militar do Meio Ambiente. Além das prisões, os policiais também realizaram apreensão de armas de fogo e de aves presas em cativeiro.
A ação desencadeada em todo Estado foi intensificada nos municípios abrangidos pela 18ª Cia de Meio Ambiente, como Poços de Caldas, foi realizada em Alfenas, Guaxupé, Passos, Carmo do Rio Claro, Cássia, Piumhi e São Roque de Minas.
O objetivo foi promover mais segurança aos moradores da zona rural através de ações e operações preventivas e repressivas realizadas pelas Frações da Polícia Militar Ambiental.
Os Policiais Militares Ambientais realizaram Blitz em estradas vicinais, visita a moradores de propriedades localizadas na zona rural, além do atendimento de denúncias de caça e cativeiro de pássaros e animais silvestres em desacordo com a legislação em vigor, e cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão.
Ao todo foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de 04 armas de fogo de calibres diversos, 76 munições, 03 redes. Quatro pessoas foram presas por porte ilegal de armas e prática de crimes ambientais.
Em duas casas foram apreendidos 14 pássaros da fauna silvestre brasileira. Dois homens que mantinham as aves em gaiolas foram multados em R$37.532,84. Além disso, durante a operação foram fiscalizados 69 veículos e 88 pessoas abordadas.
As ações foram resultados de denúncias anônimas feitas junta à Polícia Militar do Meio Ambiente via Disque Denúncia Unificado DDU-181, sobre a prática de crimes ambientais.