Árvores são arrancadas da Praça Pedro Sanches
Duas árvores que corriam o risco de cair foram arrancadas hoje pela manhã por uma equipe do Departamento de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos. As árvores foram analisadas pelo engenheiro florestal da secretaria, Carlos Alberto Penteado Batezini que constatou o risco de queda, uma vez que já estavam praticamente mortas e com os troncos comprometidos pela presença de cupins, já totalmente ocos por dentro. ” Nós verificamos que as raízes também estão expostas, as árvores estão fora de prumo e sem estabilidade, podendo cair a qualquer momento. Seja por causa natural ou até mesmo em consequência de uma chuva mais forte”, constatou o engenheiro.
Para evitar que ocorresse eventualmente uma queda e atingisse principalmente as pessoas que frequentam a praça, foi tomada a decisão pela retirada das mesmas.
As duas árvores das espécies Jacarandá Mimoso e Tipuana foram plantadas no início da década de 30 e já estariam com 86 anos e por isso já estão praticamente com o ciclo de vida encerrado, acelerado pela existência de pragas como os cupins.
Ainda segundo o engenheiro florestal existem outras árvores que também já foram condenadas e também serão cortadas como forma preventiva.
No lugar das árvores retiradas, outras espécies já tinham sido plantadas anos atrás justamente para substituir as árvores que vão morrendo e precisam ser cortadas.