Atleta paralímpica e medalhista mundial treina em Poços de Caldas
A atleta paraolímpica de remo e medalhista mundial, Cláudia Santos, inicia nesta quinta-feira, 17, uma temporada para aclimatização e treinamentos em Poços de Caldas antes dos Jogos Paralímpicos 2016. A reamdora vem acompanhada pela equipe composta por uma fisioterapeuta e o instrutor olímpico J. Paulo Sabadini.
Vítima de um atropelamento em 2000 a remadora perdeu a perna direita e em 2005 se descobriu no remo. Em 2013 Cláudia conquistou a primeira medalha para o Brasil no Mundial de remo disputado em Chugju, na Coréia do Sul. A remadora garantiu o bronze na prova paraolímpica de ASW1X, com o tempo de 5m29s82, ficando atrás da Rússia e Noruega.
Cláudia que conquistou uma das 3 últimas vagas para disputar as Paralimpíadas em setembro do ano passado no Mundial de Remo na França, vai se preparar para a competição diretamente nas águas da Represa do Bortolan nas dependências do Clube do Remo de Poços de Caldas.
O Clube se adequou às exigências do Comitê Olímpico Internacional e hoje faz de Poços de Caldas um dos 73 municípios brasileiros credenciados pelo COI como sede para o treinamento dos pré-jogos olímpicos e paralímpicos para receber delegações, principalmente as estrangeiras. No caso do Clube de Remo foi construída uma raia semiolímpica de 1.100 m para dar condições de treinamento para os atletas. Os trabalhos físicos serão realizados também em uma academia de ginástica no centro da cidade. Os treinos vão até o dia 20 de março
A paulista é uma das esperanças do Brasil fazer bonito nos jogos Paralímpicos Rio 2016 que acontecem em setembro, para ela o evento poderá colaborar com a mudança na percepção em relação às pessoas com deficiência.