Ato de bravura do Guarda Municipal que salvou mãe e filha em ribeirão tem reconhecimento oficial
Foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 9, um elogio oficial ao Guarda Civil Municipal, Flavio Henrique de Andrade, pelo salvamento de mãe e filha após o carro em que estavam cair no Ribeirão das Antas no último dia 3.
O reconhecimento oficial foi concedido pelo secretário municipal de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria no uso das atribuições conferidas pela Legislação Municipal conforme o Decreto 8723/07.
O GCM, que faz parte do Grupamento Ambiental pulou nas águas do ribeirão com uma corda para resgatar mãe e filha que estavam sendo arrastadas pela correnteza.
Fabiana Rocha, que dirigia o veículo, contou que perdeu o controle da direção depois de um mal súbito e o carro caiu no vão das pontes sobre o ribeirão.
Como tinha chovido muito, o nível do ribeirão estava alto e a correnteza forte levou o carro para uns 180 metros do ponto de onde caiu.
O veículo boiou e a empresária de São João da Boa Vista, que veio a Poços de Caldas realizar um procedimento estético, juntamente com a filha de 18 anos subiram no teto do carro.
Como a filha não sabia nadar, Fabiana, que é testemunha de Jeová, a segurou firme e pediu a Deus que enviasse ajuda o quanto antes.
Foi ai que o Guarda Municipal, Flávio Henrique, o GM Celso e ainda o Secretário Adjunto de Serviços Públicos Anderson, passavam com a viatura pela Avenida Mansur Frayha e presenciaram o acidente nas proximidades da rotatória do Ginásio Arthur de Mendonça Chaves.
Flávio Henrique contou que pensou na filha dele de 10 anos e pulou no ribeirão com uma corda para socorrer as vítimas.
Com uma corda o GCM nadou até o carro e conseguiu segurar as duas mulheres para não serem levadas pela água.
Fabiana foi nadando até a margem e Flávio ficou com a jovem até que populares e bombeiros ajudaram jogando outra corda, sendo possível puxar os dois até a margem do ribeirão.
As duas vítimas foram socorridas pelos bombeiros e levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com os sinais vitais estabilizados e sem ferimentos graves.
O reencontro
No dia seguinte Fabiana e Flávio se reencontraram próximo ao local do acidente. Foi um momento de muita emoção e de agradecimento. O registro foi feito ao vivo durante o telejornal da EPTV.
Flávio Henrique tem 43 anos e há 25 é concursado como Guarda Civil Municipal. Nas horas vagas ele pratica ciclismo, inclusive participa de maratonas de mountain bike e ele acredita que este condicionamento físico lhe ajudou na hora do resgate.
Flávio contou ainda que não se sente um herói e que apenas sentiu que era preciso socorrer mãe e filha naquele momento, pois talvez não teria dado tempo de um reforço. “ Eu fico muito feliz por ter conseguido salvar mãe e filha. Até hoje as pessoas me param na rua para me cumprimentar e parabenizar pelo salvamento, mas não me sinto um herói. A Fabiana, sim, é uma heroína, agiu rápido ao subir no teto do carro com a filha e esperar por ajuda. Eu só pensei na minha filha e sabia que tinha que salvá-las,” se emocionou Flávio Henrique ao relembrar do salvamento.
Apesar de todo susto, mãe e filha passam bem e agora têm Flávio com um novo grande amigo. ” Minha fé aumentou muito depois desse ocorrido. Tanto em Jeová Deus, como nas pessoas, e ao mesmo tempo sei que o inimigo não tem poder algum naqueles que buscam a Deus,” disse Fabiana.