Ato Simbólico reforça importância da mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres
Nesta semana, a Câmara de Poços realizou um Ato Simbólico em alusão ao Dia Municipal da Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres O evento atendeu a um Requerimento da vereadora Luzia Martins (PDT), que também é autora da lei que incluiu a data no Calendário Comemorativo e de Eventos da cidade (Lei Ordinária Nº 9754).
O encontro contou com a presença do psicólogo Bruno Marcelo Ribeiro Mariano, que falou aos presentes sobre o tema. Participaram também integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, representantes da 25ª Subseção da OAB/MG, instrutores e atiradores do Tiro de Guerra 04-021 e diretoria e jogadores do Poços de Caldas Futebol Clube.
A vereadora Luzia Martins enfatizou a importância do momento, que teve como objetivo propor uma reflexão. “O psicólogo Bruno trouxe algumas discussões de que os homens precisam refletir sobre seus sentimentos e suas emoções. Só assim podemos conseguir combater a violência contra as mulheres. É importante que momentos assim sejam oportunidades para que os homens revejam e criem uma nova estrutura de pensamento”, disse.
Luzia comentou, ainda, sobre a satisfação em ter o Plenário da Câmara lotado, com pessoas debatendo uma questão fundamental. “Eu convidei o Tiro de Guerra, que é um público bastante interessante, pois são jovens. Chamei o time do Vulcão, onde veio a diretoria também, veio a representante da OAB, representante do Conselho Municipal das Mulheres e vieram duas representantes do grupo SER [Sensibilização, Escuta e Responsabilização] para homens autores de violência doméstica em Poços de Caldas. As discussões levaram as pessoas a questionamentos que elas possam não ter tido ainda”, ressaltou a parlamentar.
Bruno Mariano, que atuou na área da Proteção Social Básica e Especial da Assistência Social e coordenou encontros do Grupo SER, falou sobre o Ato Simbólico realizado pelo Legislativo. “Primeiramente, eu fico mais feliz ainda de saber quem está ocupando o espaço da Câmara. São dois grupos muito específicos que nós temos na sociedade. Inclusive, reproduzem bastante desse estereótipo de gênero que a gente tem. Serviço Militar, serviço de Segurança Pública como um todo e também o futebol. O esporte como um todo tem esse remanejo, mas o futebol, por excelência, é um dos grandes reprodutores desses estereótipos. Portanto, eu fico bastante contente de saber que as pessoas desses recortes sociais estão dispostos em ouvir a gente falando disso, pois não é um tema tranquilo, nunca vai ser gostoso de dizer, mas é importante”, declarou.
O vídeo do encontro está disponível na página da Câmara no YouTube.