Avanço sobre a cura do cancêr e doenças cardíacas
Um gene descoberto por cientistas do Instituto Nacional do Coração e Pulmão do Reino Unido capaz de atuar no crescimento de vasos sanguíneos no organismo. Segundo os pesquisadores, o gene pode ser usado em novos tratamentos tanto para problemas cardíacos quanto para câncer.
O professor Stuart Cook, que lidera a pesquisa desenvolvida no instituto, informou ao jornal britânico The Independent que a destruição desse gene reduz o crescimento de vasos sanguíneos, o que pode ser utilizado para tratamento de doenças do coração.
Já a estimulação do desenvolvimento desse gene pode aumentar o número de vasos e cortar a distribuição de oxigênio para tumores, por exemplo.
“O próximo passo para nossa pesquisa é achar medicamentos que ativem a produção de vasos sanguíneos dentro do coração”, explicou ao jornal o médico do Royal Brompton & Harefield, outra instituição envolvida na pesquisa, Rizman Ahmed.
O gene, chamado de Wars2, foi estudado em ratos e peixes e já tinha sido ligado à obesidade e ao câncer em outros estudos genéticos.
Foto: Science Photo Library