Balão clandestino sobrevoa zona leste de Poços de Caldas
Um balão clandestino despertou a atenção dos moradores na tarde deste sábado, 11, em Poços de Caldas.
O objeto voador sobrevoou, os céus da cidade e foi visto principalmente na zona leste no sentido do bairro Primavera e zona rural como o bairro Souza Lima, pelos lados da Serra do Selado.
Assim que o balão ganhou o espaço aéreo da cidade, o objeto passou observado também pelos pilotos do Aeroclube.
De acordo com o diretor do Aeroclube, Felipe Pereira, o balão chegou a ficar cerca de 9 mil pés de altura, o que equivale a 3 mil metros do chão. “Acredito que seja um balão clandestino, solto talvez no Estado de São Paulo e veio parar por aqui. Estamos monitorando o trajeto dele, mas pelo horário, a princípio não representa risco para aeronaves que sobrevoam o espaço aéreo de Poços de Caldas,” explicou o diretor e piloto.
Pela direção que o balão seguiu a preocupação do diretor do aeroclube é com os danos ambientais que o objeto voador pode causar, tendo em vista que foi na direção da Serra do Selado, e a zona rural.
Soltar balão é crime
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98, soltar balão é crime, além de provocar risco em espaço aéreo.
Segundo o artigo 42 é crime, fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano.
Quem for pego a pena é de 1 a 3 anos de prisão ou multa.