Banco de Alimentos distribui 230 toneladas de alimento
Para comemorar a marca de 230 toneladas de alimentos distribuídos pelo Banco de alimentos de Poços de Caldas, representantes da prefeitura e envolvidos na Política de Segurança Alimentar participaram de um café da manhã na sede do Banco de Alimentos. O evento, que reuniu parceiros, doadores, fornecedores e unidades recebedoras.
Ao todo 38 entidades assistenciais e 3 hospitais são beneficiados com a distribuição dos alimentos doados e adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Apenas no período de 1º de julho a 30 de novembro, foram mais de 100 toneladas. Segundo o prefeito, Eloíso do Carmo Lourenço, que participou da confraternização, esse montante equivale a R$ 280 mil. “Sem as doações, as entidades teriam que arrecadar esse valor, o que demonstra a relevância do Banco de Alimentos para a cidade”, ressaltou o prefeito.
Eloísio destacou ainda que se trata de uma política pública de segurança alimentar, garantida em lei e com toda estrutura de funcionamento. A lei que cria a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi sancionada visando principalmente a garantia de alimentação saudável a pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou insegurança alimentar, além de garantir o apoio aos agricultores familiares, fortalecendo as ações e gerando emprego e renda.
Como funciona?
O principal objetivo do Banco de Alimentos é apoiar a captação e a distribuição de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar, bem como estimular o melhor aproveitamento e a redução do desperdício de alimentos, buscando promover a circulação e o abastecimento alimentar, garantindo o direito à alimentação adequada e o fomento à organização de sistemas públicos agroalimentares locais.
O Banco de Alimentos de Poços de Caldas realiza o serviço de captação e/ou recepção e distribuição gratuita de gêneros alimentícios oriundos de doações dos setores privados e/ou públicos e que são direcionados a entidades ou equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional.
Capacitação
Além das ações de captação e a distribuição de gêneros alimentícios, foram entregues também, os certificados de conclusão do Curso para Manipuladores de Alimentos, ministrado na cozinha experimental/sala de capacitações do Banco de Alimentos, do qual participaram representantes de todas as unidades recebedoras.
A capacitação foi ministrada pela nutricionista do Banco de Alimentos e teve por principal objetivo a quebra de paradigmas dos manipuladores de alimentos das instituições, bem como noções de higiene pessoal, organização de estoque, técnicas de branqueamento e congelamento de alimentos.