cidadeDiversosEconomiaNotíciasUtilidade pública

Bandeira Verde: 2026 começa sem cobrança extra na conta de luz

Com condições de geração favoráveis, foi possível mudar da bandeira amarela para verde  – foto DMED

Poços de Caldas (MG) – O ano de 2026 começa sem cobrança extra na conta de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou que a bandeira tarifária para o mês de janeiro será verde, indicando condições favoráveis para a geração de energia no país.


Com a melhora do cenário, foi possível a mudança da bandeira amarela para a verde. Apesar de o período chuvoso registrar volumes abaixo da média histórica em algumas regiões, os meses de novembro e dezembro garantiram a manutenção dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, reduzindo a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza ao consumidor o custo real da geração de energia elétrica. Desde a sua implantação, o mecanismo já proporcionou uma economia estimada em R$ 12,9 bilhões em juros evitados, segundo dados da ANEEL.

Mesmo com o cenário favorável, a agência reforça a importância do uso consciente de energia elétrica, fundamental para a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade do sistema elétrico nacional.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.