Bares, cervejarias e restaurantes de Poços participam de Festival Gosto da Amazônia
Com sabor suave, posta alta, carne tenra, clara e sem espinhas, o pirarucu selvagem, gigante da Amazônia que chega a três metros e 200 quilos, é o maior peixe de escamas de água doce do mundo. Alguns pratos servidos chamam atenção pela criatividade e sabor, reforçando toda a versatilidade do pirarucu na gastronomia.
Para celebrar o sucesso da iniciativa do consumo do pirarucu selvagem de manejo, o Festival Gosto da Amazônia, que teve início nesta sexta-feira, 24 em Poços de Caldas segue até 9 de abril, com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas.
Ao todo 22 bares, cervejarias e restaurantes da cidade participam do festival. Os pratos vão desde as tradicionais iscas de peixe, pratos refinados e até mesmo hamburguer com carne de pirarucu selvagem.
Confira os locais participantes aqui. E consulte o estabelecimento a respeito do valor de cada prato.
Com sedes principais em Poços de Caldas e Atibaia, e convidados especiais de Campinas, Holambra e Jaguariúna, o evento contará com cerca de 60 casas no total, onde os principais restaurantes dessas cidades servirão um prato inédito com pirarucu, preparado com o tempero e o toque especial dos chefs.
Além das qualidades gastronômicas, o manejo do pirarucu selvagem, praticado no estado do Amazonas, permitiu que o peixe não fosse extinto e atualmente contribui para a conservação de mais de 11 milhões de hectares da Floresta. A marca “Gosto da Amazônia – sabor que preserva a Floresta” enaltece os principais valores defendidos e praticados pelas instituições envolvidas no projeto: preservação do meio ambiente, comércio justo, desenvolvimento econômico e social sustentável.
Em resumo, o Festival Gosto da Amazônia é uma oportunidade única de degustar pratos inéditos preparados com o pirarucu selvagem, contribuindo para a conservação da Floresta Amazônica e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas.
SERVIÇO:
Festival Gosto da Amazônia
Data: de 24 de março a 9 de abril de 2023.
Mais informações: https://gostodaamazonia.com.br/