Batalha do Palace e Margens recebem Prêmio de Cultura Urbana de Periferia
Os projetos Batalha do Palace desenvolvido por Anderson Feitas e que divulga a cultura do Hip Hop na cidade e o Margens, idealizado pela jornalista Jéssica Balbino foram contemplados com o Prêmio de Cultura Urbana de Periferia – Canela Fina, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura.
O edital que teve o resultado publicado no Diário Oficial do Estado no dia 28 de novembro, visa a valorização, divulgação e estímulo à produção dos segmentos da cultura hip hop nas periferias, contemplando projetos ou ações já executadas ou em execução.
O Batalha do Palace, depois de 2 anos voltou a ativa em 2017, com a realização de 7 batalhas até o momento, sendo que a última está prevista para o dia 16 de dezembro na Praça Pedro Sanches, ponto de encontro entre os MCs para os duelos que enaltecem cada vez mais a cultura do Hip Hop entre os jovens da periferia de Poços.
Já o Margens é fruto de uma pesquisa de mestrado pela Unicamp e elaborada pela jornalista Jéssica Balbino entre 2014 e 2016 visando a valorização e participação das mulheres na literatura. O estudo resultou num blog com o mesmo nome e também no documentário Pelas Margens que já recebeu boas críticas em festivais de cinema e literatura das unidades do Sesc, além das mesas redondas, debates e ciclos em unidades do Sesc e periferias.
A importância dos dois projetos em propagar a cultura na periferia foi reconhecida como resultado do primeiro Prêmio de Cultura Urbana de Periferia.
O valor total da premiação é de R$ 280 mil, divididos nas categorias MC, DJ, dança e graffiti. Ao todo foram 72 projetos inscritos e 28 propostas premiadas, cada uma delas irá receber o valor de R$ 10 mil, entre eles os dois projetos de Poços de Caldas.