Biblioteca Centenário sedia Primavera Poética Sul-mineira
Na última sexta-feira, 29 de setembro, Poços de Caldas, atual sede do Ecossistema Literário Sul-mineiro, recebeu a visita do poeta Eloésio Paulo, que foi convidado para abrir a Primavera Poética Sul-mineira, na Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca.
Esta é uma tradição sul-mineira que comtempla a leitura de um diferente gênero literário, feita por seu autor, para receber as estações do ano.
Poços de Caldas está em sintonia com o Calendário do Sul de Minas Literário desde 2020.
“Agradecemos a presença do poeta que nessa mesma tarde doou alguns de seus livros para o acervo da Biblioteca Centenário e muito nos honrou com sua presença em Poços de Caldas”, destacou a professora Loredany Villela, representante local do Polígono Sul-Mineiro do Livro.
Eloésio Paulo cursou Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alfenas. Aos 18 anos, iniciou seu trabalho na área de jornalismo escrevendo para O Jornal dos Lagos.
Trabalhou como radialista na Rádio Atenas FM e, mais tarde, tornou-se professor de Literatura e Redação em cursos pré-vestibulares de diferentes cidades do Sul de Minas.
Colaborou em jornais como O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e O Globo. Cursou Mestrado e Doutorado em Letras na UNICAMP e, atualmente, é Pós Doutorando em literatura pela UFMG.
É professor no curso de Letras da UNIFAL-MG e colaborador do Suplemento Literário de Minas Gerais. Já publicou diversos livros literários, incluindo poesia e crítica literária.