Bombeiro de Poços participa de treinamento aéreo
O 3º sargento Felipe Muniz da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas foi um do 8 militares, que participaram do Curso de Tripulantes Operacionais e Técnico de Apoio de Solo e Suprimentos Aeronáuticos promovido pela 2ª Companhia Especial de Operações aéreas – CEOA / BOA– situada em Varginha.
A turma de militares, todos integrantes do 6º COB de Poços de Caldas, participou do curso dividido em duas fases. A primeira foi a fase de formação teórica e a prática com 15 dias de treinos utilizando a aeronave.
Entre as atividades de socorro estão a utilização da técnica do Mac Guire, técnica de rapel de extração, prática de combate a incêndios florestais, por meio de lançamento de água, utilizando uma bolsa de água com 500 litros.
Os militares também participaram do treinamento de içamento de carga em rede específica, uso do cesto de resgate em local de difícil acesso, embarque e desembarque em voo pairado, uso do guincho elétrico da aeronave, utilização da maca sked e pousos em locais restritos.
Para o comandante da 2ª CEOA, Capitão Nelson, o curso é de suma importância devido à complexidade das atividades aéreas e o elevado risco para a tripulação, sempre como o foco na segurança de voo, sendo várias técnicas desenvolvidas pelos militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Ao todo foram 22 matérias ao todo, 60 dias de curso e muita técnica na arte de voar para salvar. Os militares que foram transferidos para Varginha realizam estagio por 45 anos e depois já estarão aptos para atuar nos atendimentos que envolvam o resgate aéreo.