Bombeiros combatem incêndio florestal na divisa com Estado de São Paulo por 4 dias

As equipes do Poços de Caldas-MG atuaram por quatro dias no combate a um incêndio florestal de grandes proporções que atingiu áreas localizadas na divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo, nos limites dos municípios de Jacutinga (MG), Espírito Santo do Pinhal (SP) e Itapira (SP).
Os bombeiros estimam que que a área total afetada pelo incêndio tenha sido de aproximadamente 966 hectares, equivalente a quase mil campos de futebol, sendo que cerca de 1,5 hectare está localizado no território mineiro, e o restante, no estado de São Paulo.
A atuação dos bombeiros, que iniciou na quarta-feira, dia 1º de outubro foi fundamental para evitar danos ainda maiores, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
Com a utilização de técnicas e táticas adequadas ao tipo de incêndio, à topografia e à vegetação local, as equipes concentraram esforços na preservação de residências, propriedades rurais, pastagens, animais domésticos, fauna silvestre, plantações de café e eucalipto, bem como áreas de mata nativa.
Participaram da operação equipes dos Corpos de Bombeiros dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, a aeronave Águia da Polícia Militar de São Paulo, funcionários de propriedades rurais da região, além das Defesas Civis dos municípios de Jacutinga (MG) e Espírito Santo do Pinhal (SP).
Na operação foram utilizadas aeronaves, maquinário agrícola, drones e caminhões pipas para auxilio no combate às chamas.
As causas do incêndio ainda serão investigadas pelas autoridades competentes. Não houve registro de vítimas, contudo, os danos ambientais e econômicos foram significativos.