Câmara Municipal analisa violência doméstica cometida por vereador
A Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a vereadora Maria Cecília Figueiredo Opípari (Ciça) na tarde desta segunda-feira, 23, convocou os integrantes da Comissão uma reunião extraordinária nesta terça-feira, 24, para que para receber, examinar e deliberar sobre encaminhamentos necessários aos órgãos competentes sobre a denúncia de violência contra uma mulher, supostamente praticada pelo vereador Pedro Magalhães Júnior, o Pedrinho da Zona Sul, que inclusive também é membro da Comissão de Defesa e dos Direitos da Mulher.
Na noite deste domingo, 22, a esposa dele registrou um boletim de ocorrência acusando o vereador de violência doméstica, após ter lhe agredido com um rodo. A vítima recebeu atendimento médico no Hospital Margarita Morales.
A presidente da Comissão lamentou o acontecido e espera que as autoridades competentes apurem o caso com rigor. “Lamento que os casos estejam em constante ascensão, chegando a números assustadores, de todos os tipos de violência e feminicídio,” destacou a vereadora.
Também na tarde desta segunda-feira, 23, o presidente da Câmara, o vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa emitiu uma nota de repúdio contra a violência doméstica praticada por um integrante do Legislativo. ”Seremos sempre firmes no combate a qualquer forma de violência no exercício de nossa função como legisladores em nosso Município. No dia de hoje, recebemos contristados a notícia de suposto cometimento, por um dos vereadores, de atos de violência”, enfatizou o presidente.
O presidente ainda informou que todas as medidas cabíveis serão realizadas para apuração e sanção, no que compete a esta Casa de Leis, respeitados os princípios constitucionais da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal.
Nesta segunda-feira, a esposa do vereador foi ouvida pela Polícia Civil, que instaurou inquérito e solicitou junto à Justiça a concessão de medidas protetivas, além de outras diligências para apuração do caso.
Entenda o caso:
O vereador Pedro Magalhães Júnior (Republicanos), mais conhecido como Pedrinho da Zona Sul é acusado de ter agredido a esposa, de 37 anos na noite deste domingo , 22, no bairro São Sebastião,zona sul de Poços de Caldas.
Por volta das 19h30 a PM foi acionada pela vítima que contou que o marido a assediava moralmente pelo fato de não ter sido reeleito e atribuía o resultado das urnas à companheira.
A vítima contou aos militares que na noite deste domingo o vereador teria ficado descontrolado e passou a agredí-la fisicamente com um rodo. Após a agressão o suspeito fugiu no carro dele.
A dona de casa foi acolhida pela equipe da PM e levada para atendimento médico no Hospital Margarita Morales.
O médico de plantão constatou lesões no braço esquerdo e na região dorso lombar.
Após deixar a vítima sob os cuidados médicos, a equipe da PM iniciou um rastreamento pelas proximidades, mas o suspeito não foi localizado. O caso será passado para a Polícia Civil.
O vereador Pedro Magalhães, não foi reeleito nas Eleições do último dia 15, ele ficou como suplente com 532 votos.