Cãoterapia é retomada Santa Casa
O projeto Cãoterapia desenvolvido na Santa Casa de Poços de Caldas foi retomado. A atividade, que já era realizado desde agosto de 2019, precisou ser interrompida devido à pandemia Covid-19.
A iniciativa é promovida de forma voluntária pela equipe do Hospital Clinicão Poços de Caldas e tem por objetivo levar bem estar a pacientes internados e seus acompanhantes, além do desenvolvimento interpessoal da própria equipe local.
“Tivemos que interromper as atividades devido aos protocolos de segurança, em decorrência à Pandemia. Agora que felizmente há uma queda nos registros, pudemos retomar as atividades e temos muita alegria em, de forma voluntária desenvolvermos essa terapia tão assertiva,” aponta a responsável pelo projeto, médica veterinária Dra. Maura Dias Adriano.
No hospital os cães adestrados passarão junto aos profissionais em diversas alas como Pediatria e Oncologia e além do protocolo para circulação para a equipe, os cães também cumprem diversos parâmetros.
“É obrigatório que todas as pessoas que forem acompanhar os animais estejam o tempo todo de máscara, higienizando as mãos e os animais precisam estar com a carteira de vacinação em dia e com um banho tomado dentro das últimas 48 horas,” informa a Enfermeira da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalares), Damiana Silva.
O superintendente da Santa Casa “Com muita alegria, recebemos de volta a Cãoterapia no Hospital. Um projeto tão importante que precisou ser paralisado na Pandemia. Faz todo sentido com nosso intuito de humanização do Hospital em Poços.”
A Cãoterapia será realizada a cada 15 dias no hospital, às sextas-feiras.