NotíciasPolícia

Capitão Araújo assume o comando da 18ª Cia Ind de Meio Ambiente em Poços

A 18ª Companhia Independente  de Polícia Militar do Meio Ambiente de Poços de Caldas está sob o comando do capitão Emerson de Araújo Garro Brito.

Capitão Araújo está há 15 anos na PMMG – foto Roni Bispo/Poçoscom.com

Aos 42 anos de idade Capitão Araújo está há 15 anos na Polícia Militar de Minas Gerais. Boa parte deste tempo foi dedicada ao policiamento ostensivo nas ruas. Porém nos últimos anos o então tenente Garro, estava à frente do setor de inteligência do 43º Batalhão de Polícia Militar de São Sebastião do Paraíso quando foi convidado para assumir o comando da Companhia do Meio Ambiente em Poços.

A 18ª Cia Ind PM de Meio Ambiente é responsável por 55 municípios no Sul e Sudoeste de Minas, que compreendem uma grande área de vegetação e grandes reservatórios como o lago de Furnas, rios e cachoeiras.

Há pouco mais de uma semana no cargo as expectativas são grandes em relação as demandas, uma vez que a Polícia Militar é um policiamento diferenciado devido às questões ambientais, principalmente a legislação. “Nós fazemos parte da Polícia Militar, a questão dês estar focado na questão ambiental faz com que tenhamos um conhecimento maior sobre o meio ambiente, justamente para atuarmos em situações de crimes ambientais, desde desmatamento, caça e pesca predatória, porte de armas,” destacou o comandante.

O comandante ainda destaca também a importância das denúncias anônimas como uma ferramenta que auxilia no trabalho da Polícia Militar do Meio Ambiente, porém faz uma ressalva quanto ao tipo de denúncia, principalmente em relação aos maus tratos de animais. “Muitas vezes as pessoas acabam confundindo situações de perturbação ao sossego, principalmente em relação a cães que ficam latindo o tempo todo e é feita denúncia como maus tratos. Ao verificar o caso não é caracterizado com crime de maus tratos e sim perturbação. Isso demanda tempo do pessoal e muitas vezes deixamos de verificar outras situações relacionadas ao crime ambiental,” disse o comandante.

Além do trabalho ostensivo e preventivo, a 18ª Cia Ind PM Meio Ambiente também desenvolve um trabalho social voltado para estudantes sobre a preservação ambiental. Trabalho este que concorre ao Prêmio Assis Chateaubriand em Alfenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.