Carmo do Rio Claro: Jovem é detido depois provocar incêndio na Serra da Tormenta
Um jovem de 19 anos foi detido pela Polícia Militar do Meio Ambiente na tarde de sábado, 5, depois de provocar um incêndio florestal na Serra da Tormenta, em Carmo do Rio Claro. O fogo, que levou dois dias para ser controlado, começou depois que o rapaz soltou fogos de artifício.
De acordo com a 18ª Cia de Meio Ambiente, uma equipe da unidade foi informada de que estava ocorrendo um incêndio florestal na serra. Ao verificar a denúncia os policiais se depararam com um grupo de jovens descendo o local.
Ao serem abordados, um deles se apesentou e confessou ser o responsável pelo fogo que consumia a vegetação.
O rapaz contou que foi até o topo da serra de assobio, porém o artifício não subiu par ao céu e foi na direção da vegetação seca, iniciando o incêndio. O grupo tentou apagar as chamas, mas devido a vegetação seca, o fogo se alastrou e ganhou grandes proporções.
De imediato a equipe do Meio Ambiente, servidores da prefeitura e o próprio autor se deslocaram para o topo da serra na tentativa de apagar o fogo utilizando abafadores.
A topografia do terreno e a vegetação seca que predomina a serra dificultou o combate, tonando impossível controlar as chamas.
O fogo só foi controlado no final do dia seguinte. Devido a grande extensão a Polícia Militar do Meio Ambiente ainda não conseguiu definir a totalidade da área devastada.
A equipe deve usar um drone para medir a área danificada pelas chamas e só depois será possível definir o valor da multa que será emitida contra o autor, que foi enquadro no crime ambiental, após provocar o incêndio na mata, conforme o artigo 41 da Lei Federal 9.605/1998, que prevê multa e prisão de dois a quatro anos.