CulturaDiversosNotícias

Casa Laudelina de Campos Melo celebra um ano de atividades em Poços de Caldas

A associação leva o nome da poços-caldense fundadora do primeiro sindicato de empregadas domésticas o Brasil – foto Rosani de Freitas Martins/ Benedio César da Silva

A Associação Casa Laudelina de Campos Melo comemora um ano de fundação em Poços de Caldas. A data foi celebrada no último dia 31 de maio por assembleia, festa e apresentação de curtas-metragens realizada pela Mostra de Cinema Popular UAI STREM, projeto aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, por meio da Lei Paulo Gustavo.


Idealizada e presidida pela professora, escritora, pesquisadora e ex-vereadora Maria José de Souza, Tita, a Casa Laudelina de Campos Melo foi criada no dia 30 de maio de 2024, com o propósito de promoção social, incentivo à leitura, à educação, à inclusão, bem como a realização de atividades artísticas e culturais.

Neste primeiro ano de atividade, a Casa Laudelina de Campos Melo iniciou diversas iniciativas voltadas às áreas de leitura e educação, seguindo o método Paulo Freire, de audiovisual, e de preservação do acervo bibliográfico da própria associação e da cidade.

A associação leva o nome da poços-caldense fundadora do primeiro sindicato de empregadas domésticas o Brasil, homenageada numa exposição recentemente inaugurada no Instituto Moreira Salles.

Laudelina de Campos Melo é uma referência nacional na luta pelos direitos humanos, no combate ao racismo e pela integração do negro na sociedade, além de ter promovido iniciativas pioneiras na área da cultura e das artes.

Apesar de ser pouco conhecida em Poços de Caldas, Laudelina de Campos Melo teve o seu nome inscrito no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, pelo trabalho voluntário realizado durante a Segunda Guerra Mundial, além de ter sido agraciada com diversas outras honrarias e homenagens a nível nacional e internacional.

As atividades da associação podem ser acompanhadas pelo Instagram casalaudelina.pocos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.