DiversosUtilidade pública

Cerca de 2 mil estudantes fazem prova do Enem em Poços neste fim de semana

Os 1.995 candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio que não puderam fazer a prova no início de novembro por causa das ocupações em quatro escolas do município vão fazer a prova do Enem neste fim de semana.

Em Poços de Caldas as provas serão aplicadas em duas faculdades - foto divulgação
Em Poços de Caldas as provas serão aplicadas em duas faculdades – foto divulgação

As instituições ocupadas eram a Escola  Municipal Dr. José Vargas de Souza. No Municipal estavam inscritos 940 candidatos. Na  David Campista 556 candidatos. No Polivalente 476 e na  João Eugênio de Almeida  apenas 23 candidatos, deixaram de fazer a primeira aplicação da prova.

Assim como em Poços de Caldas o Ministério da Educação (MEC) optou por adiar o exame para os estudantes que fariam prova nos locais ocupados. São mais de 400 locais de prova remanejados. Segundo a pasta, os novos locais têm o padrão necessário para a aplicação das provas e não correm risco de ocupação até a realização do exame. No caso de Poços de Caldas, as provas serão aplicadas em apenas duas faculdades da cidade ( PUC minas e Pitágoras).

Além dos estudantes que foram impedidos de  fazer o Enem em novembro por causa das ocupações, de acordo com o MEC outros 4.103 estudantes terão a oportunidade de fazer a segunda aplicação por causa de outras contingências, a maioria em função da interrupção do fornecimento de energia no local de prova.

A ocupação de escolas ocorreu e ainda ocorre em diversos estados, em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, e a reforma do ensino médio. Em Poços de Caldas apenas o Campus da UEMG segue ocupado, nas demais instituições, a organização foi obrigada a desocupar as escolas mediante uma ordem judicial expedida pela Vara da Infância e Juventude.

O exame

O esquema da segunda aplicação da prova será o mesmo da primeira. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

Neste sábado, primeiro dia de prova, os candidatos vão ter quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. Amanhã,  segundo dia, vão ser cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

As provas serão diferentes daquelas aplicadas no início do mês, mas vão manter o mesmo nível de dificuldade, o que, de acordo com o Inep, garantirá a isonomia entre os candidatos. O resultado do Enem será divulgado para todos os participantes no dia 19 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.