CulturaDiversosNotícias

CEU da zona leste ganha novo mural de graffiti

A ação faz parte do projeto “Graffiti Hop – Traços de Empoderamento e Cidadania” – foto Secom

As pequenas mãos agarram com firmeza a lata de tinta e, aos poucos, a parede vai ganhando novas cores e novos contornos. O Centro de Artes e Esportes Unificado, o CEU da zona leste, está mais colorido desde a última semana, com um novo mural de graffiti produzido em conjunto pelos alunos do Programa Municipal da Juventude (PMJ) Parque Pinheiros, sob a orientação do arte-educador Mário Castro Jr. (Zulu Marujo).


A ação integra o projeto “Graffiti Hop – Traços de Empoderamento e Cidadania”, executado por meio de edital da Secretaria Municipal de Assistência Social. “É muito gratificante poder oportunizar essa vivência das crianças com a arte urbana. Elas puderam entender o que é o graffiti, como é o processo de confecção de um painel e colocar a mão na massa. Todos curtiram bastante”, conta Mário.

Com essa energia, o resultado não poderia ser melhor: um grande mural com a palavra “AMOR” grafada em letras maiúsculas. O grafite é um tipo de arte urbana, caracterizado pela produção de desenhos em locais públicos como paredes, edifícios, ruas, etc., sendo um dos elementos fundamentais da cultura hip-hop.

“Para o CEU, é muito importante receber projetos como esse, voltados especificamente para o nosso público e o resultado pode ser visto no brilho nos olhos das crianças”, destaca a coordenadora do CEU, Julia Almeida.

Pioneiro no uso do Hip Hop como ferramenta de transformação social e educativa, Mário Castro Jr. começou sua caminhada na cultura urbana ainda no fim dos anos 1980, colecionando discos, riscando tags (assinaturas), aprendendo os primeiros passos da dança Breaking e, posteriormente, como dançarino em grupos (Crews) de São Paulo e Minas Gerais. Mais adiante, iniciou sua trajetória como arte-educador em projetos comunitários, oficinas e escolas nas periferias.

No primeiro semestre de 2025, ele foi premiado, em âmbito estadual, na categoria Reconhecimento de Trajetórias na Cultura Hip Hop, pelo Edital Raízes de Minas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, em reconhecimento aos seus 30 anos de trajetória no Hip Hop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.