Chuva de granizo: Prefeitura e Emater de Andradas convoca produtores atingidos pela chuva

Após a chuva de granizo que atingiu algumas propriedades rurais de Andradas na tarde desta sexta-feira, 25, a EMATER-MG e a Divisão de Desenvolvimento Econômico e Agrário da Prefeitura Municipal de Andradas estão convocando todos os produtores rurais do município para participarem de uma reunião emergencial neste sábado, 26.
De acordo com a EMATER o objetivo é fazer um levantamento dos danos causados às lavouras.
A reunião está marcada para às 16h30 no barracão da Igreja Rosa Mística, no bairro Serra dos Limas 2.
Durante a reunião os produtores serão orientados sobre Orientar sobre ações emergenciais para mitigação de danos e ainda serão definidas estratégias de articulação local com as instituições.
Os produtores ainda vão receber orientações específicas com financiamentos e levantar informações que subsidiem políticas públicas e possíveis apoios.
Além de Andradas a chuva de granizo foi registrada em outros municípios do Sul de Minas a como Alterosa, Muzambinho, Monte Santo de Minas e São Gonçalo do Sapucaí, além de cidades do Interior Paulista.
De acordo com os meteorologistas Anete Fernandes e Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Belo Horizonte-MG, a chuva de granizo foi provocada por uma instabilidade atmosférica.
O fenômeno foi uma consequência do sistema atmosférico que avançou pelo litoral, transportando umidade para grande parte de Minas Gerais, que aliado a uma área de instabilidade juntamente com a umidade, área de baixa pressão, temperaturas baixas e médios níveis da atmosfera, o granizo se formou com a chuva passageira.