Com apoio do BDMG prefeito lança projetos para privatizar pontos turísticos em Poços
O prefeito Sérgio Azevedo ao lado do secretario de Turismo, Ricardo Fonseca, lançou o programa de parcerias-público-privadas (PPP), para privatizações ou concessões dos pontos turísticos de Poços de Caldas. O anuncio foi feito no gabinete na manhã desta quinta-feira, 16. A iniciativa conta com apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
De acordo com o prefeito a ação faz parte do plano de governo e que foi um compromisso que assumiu durante a campanha eleitoral. Para Azevedo o programa marca, não somente a retomada do turismo para Poços, mais sim, uma nova fase para o setor na cidade. Para ele, somente por meio de parcerias será possível manter e revitalizar os espaços, criando novas possibilidades de atrações nos diversos pontos turísticos.
Já o secretário de Turismo afirmou que, neste primeiro momento, estão em analise quatro pontos turísticos: Véu das Noivas, Cascata das Antas, Fonte dos Amores e Recanto Japonês. Ainda segundo ele, a secretaria aguarda, agora, posicionamento do BDMG sobre cada espaço, para saber qual será o melhor caminho, entre as opções, para se iniciar conversas juntos as partes interessadas. “O complexo do Cristo Redentor e o teleférico, ainda estão em fase de estudo pela prefeitura e não estão incluídos nesta primeira demanda”, informou.
O vereador Álvaro Cagnani, líder do governo na Câmara, também esteve presente ao encontro e falou que a iniciativa é importante, porque muitas cidades no país já optaram pela PPP, seja através de terceirização ou concessão de espaços públicos, e obtiveram bons retornos. Para ele, a decisão do prefeito fará com que o turismo volte a crescer e a tenha progresso, pois há a cidade está defasada há muitos anos neste quesito.