DiversosNotíciasPolícia

Combate ao barulho: GCM apreende ciclomotores irregulares

A apreensão faz parte da Operação Saturação em razão da reclamação de moradores incomodados pelo barulho excessivo nos bairros – foto GCM

Atendendo a uma série de reclamações de moradores no bairro Monte Verde, a Guarda Civil Municipal realizou na noite desta quarta-feira, 6, a apreensão de dois ciclomotores que circulavam de forma irregular pelas ruas do bairro causando transtorno por causa do barulho.

Os veículos foram apreendidos durante um patrulhamento da equipe no bairro.

Após verificação da ausência da documentação necessária, os guardas iniciaram o processo de notificação e apreensão dos veículos, o que foi feito com o acionamento de guincho.

De acordo com o diretor da GCM, inspetor Marcelo Gavião Bastos, os proprietários poderão resgatar os ciclomotores após regularização junto ao Detran e apresentação da nota fiscal, mas os mesmos serão liberados sem os motores, que são irregulares.

Segundo o diretor da GCM, a ação faz parte da Operação Saturação, desenvolvida junto com a Polícia Militar com o intuito de uma maior fiscalização acerca dos ciclomotores.

A Operação é uma resposta às solicitações de diversos moradores sobre o barulho provocado pelos motores a combustão e ainda a condução indevida.

No bairro Monte Verde especificamente, os moradores relataram que os ciclomotores estavam invadindo a área de lazer do bairro, impedindo a prática de caminhada e até mesmo a prática de esportes.

Conforme a legislação em vigor, a partir do momento que o veículo passa a ter um motor a combustão e acelerador, já se enquadra na categoria de ciclomotores e para sua condução é necessário habilitação específica, na categoria ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), que é expedida apenas em Belo Horizonte. É obrigatório ainda usar capacete e o veículo deve ter luz de freio, seta e outros equipamentos de segurança semelhantes aos que existem nas motocicletas. Até 2025 será necessário também o emplacamento destes veículos.

Ainda segundo Inspetor Bastos, até o momento foram apreendidos três ciclomotores. A operação continua pelos bairros e área central a fim de regularizar a questão no município.

Um comentário sobre “Combate ao barulho: GCM apreende ciclomotores irregulares

  • Deveriam apreender as milhares de motos que andam com escapamento adulterado, gerando poluição sonora absurda, além de várias outras infrações, mas a polícia simplesmente fingem não ver

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.