Comercio de Caldas também será fechado
A Prefeitura de Caldas publicou um decreto municipal suspendendo o Alvará de Funcionamento dos estabelecimentos comerciais da cidade.
A medida, que visa o enfrentamento do Coronavírus no município e está direcionada para os estabelecimentos onde possa existir aglomeração. Estão compreendidos bares, restaurantes, lanchonetes, clubes e serviços de lazer, academias de ginástica, clinicas de estéticas e salões de beleza. Além de feiras e exposições, igrejas, templos e entidades religiosas.
A medida não se aplica aos mercados, supermercados, açougues, panificadoras, postos de combustíveis, farmácias, clinicas médicas e veterinárias, consultórios odontológicos, hospitais e serviços de saúde em geral.
Os supermercados devem adotar medidas para evitar a aglomeração de pessoas se possível criar mecanismo de escalonamento de horários para o atendimento ao público.
Casas lotéricas e bancos poderão funcionar, mas deverão adotar medidas preventivas e evitar a aglomeração, observando as orientações das autoridades de Saúde em relação à prevenção e combate ao Coronavírus.
As empresas responsáveis pelo transporte público coletivo e individual deverão disponibilizar álcool gel 70% para os usuários e providenciar a higienização dos veículos, bem como reduzir a lotação e ainda a limpeza do sistema de ar-condicionado.
A prefeitura também restringiu a entrada de ônibus de turismo e interestaduais na cidade.
Veículos licenciados em outras cidades só poderão entrar na cidade desde que comprovem residência, ou que trabalham ou prestam serviço em Caldas.
Taxi ou veículos por aplicativos de outras cidades poderão entrar na cidade desde que o passageiro comprove a residência na cidade.
Veículos transportando gêneros alimentícios, produtos medicinais, por exemplo, não serão barrados.
Ainda como medida preventiva, o tempo de velório foi limitado a 5 horas apenas e com a presença de 10 pessoas somente no ambiente, podendo ser alternado.