Comitê Covid-19 proíbe eventos públicos e privados
*Atualizada às 22:48
O Comitê Covid-19 definiu nova restrição que visam a prevenção contra a proliferação do coronavírus em Poços de Caldas. A partir desta sexta-feira, 28, está proibida a realização de eventos públicos e privados na cidade. A decisão coincide com a confirmação do registro de três variantes da Covid-19 no município.
De acordo com o Comitê Covid-19 ficam proibidos os eventos públicos e privados de qualquer natureza, independente do número de pessoas, inclusive confraternizações, festas e reuniões familiares. Até então, estava autorizada a confraternização com no máximo 30 pessoas.
Na manhã desta sexta-feira, 28, a Regional de Saúde de Pouso Alegre notificou oficialmente que na cidade de Poços de Caldas foram encontradas em amostras de pacientes, casos de variantes do novo coronavírus.
Até o momento, amostras de três pacientes foram confirmadas. Dois com a variante “P.1.” e um com a variante “P.2.”.
De acordo com o Comitê Covid-19 as demais determinações seguem inalteradas. São elas:
ATIVIDADES LIBERADAS A FUNCIONAR 24H
Farmácias, hospitais, transporte coletivo e individual de passageiros, postos de combustíveis, indústrias, assistência veterinária, imprensa, táxi, moto-táxi, transporte de cargas, serviços funerários, clínicas de fisioterapia, consultório médico e odontológicos, lojas de materiais clínicos e hospitalares, instituições bancárias, hotéis, motéis, oficinas mecânicas e elétricas.
ATIVIDADES LIBERADAS A FUNCIONAR TODOS OS DIAS DAS 5H ÀS 23H
Restaurantes, sorveterias, lanchonetes, hamburguerias, pizzarias, padarias, supermercados, mercados, hortifrutigranjeiros, peixarias, açougues, lojas de conveniência, academias,esportes coletivos,comércio de alimentos para animais e comércio de água mineral.
O Comitê Covid-19 reforça que o estabelecimento com CNAE de bar poderá funcionar das 10h às 19h.
IGREJAS/ TEMPLOS RELIGIOSOS/ CULTOS / MISSAS
Estão autorizados a funcionar todos os dias, das 5h às 21h, com ocupação máxima de 40% da capacidade e todas as pessoas deverão estar sentadas.
LOJAS QUE ATENDEM À CONSTRUÇÃO CIVIL
Estão autorizados a funcionar das 7h às 17h, de segunda a sábado, e das 6h às 15h, aos domingos. (casas de materiais de construção, hidráulicos, elétricos, vidraçarias, madeireiras).
-Neste mesmo horário, estão autorizadas a funcionar as bancas de revistas.
HOTÉIS
Os hotéis estão autorizados a receber turistas, desde que não ultrapassem a capacidade máxima de 50%.
PARQUES PÚBLICOS
Os parques públicos estão autorizados a funcionar de segunda a sexta-feira das 5h às 21h. Aos sábados, domingos e feriados eles estarão fechados.
CEASA/ FEIRAS LIVRES / FEIRAS DE ARTESANATO
A CEASA, as feiras livres e as feiras de artesanato poderão funcionar a partir das 4h, nos dias e locais já definidos.
TRANSPORTE PÚBLICO
O transporte coletivo público não poderá ultrapassar 50% da capacidade contando as pessoas sentadas e as que estiverem em pé.
ATIVIDADES QUE ESTÃO PROIBIDAS DE FUNCIONAR
Clubes sociais, esportivos e similares; exceto para atividades físicas coletivas, academia e clubes de tiro; Parques de diversão e parques temáticos; Exploração de jogos de sinuca, carteado, bilhar e similares; Exploração de jogos eletrônicos recreativos; Produção teatral, mantido o sistema on -line; Produção de espetáculos circenses, de marionetes e similares; Produção de espetáculos de rodeios, vaquejadas e similares; Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares, não especificados anteriormente, estão mantidos no sistema on- line; Gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas, mantido o sistema on-line; Serviços de organização de congressos, exposições e festas; Aulas presenciais das redes de ensino regular pública e privada; Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte; Atividades de exibição cinematográfica; Agências matrimoniais; Atividades de sauna e banhos termais,exceto as individuais e atividades de degustação de alimentos e bebidas.
O não cumprimento das determinações caracterizará crime contra a saúde pública e de desobediência, incidindo além das penalidades penais cabíveis, sanções administrativas de interdição ou multa ao estabelecimento ou responsável.
As denúncias podem ser realizadas pelo telefone 153 ou pelo e-mail: covid19pc@gmail.com