Confirmados 3 casos positivos de COVID-19 em São João
A Vigilância Epidemiológica de São João da Boa Vista confirmou nesta segunda-feira, 30, os 3 casos positivos após receber os resultados dos exames enviados pelo Instituto Adolfo Lutz. Trata-se de duas mulheres e 1 homem, que estão sendo acompanhados pela secretaria de saúde daquele município.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Vigilância Epidemiológica nesta segunda-feira, São João tem 48 casos suspeitos e 170 pessoas monitoradas. As idades dos pacientes que testaram positivo não foram divulgadas pela Vigilância Epidemiológica.
O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, falou da demora do envio dos resultados dos exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz, devido à quantidade de casos suspeitos na cidade.
Porém uma série de medidas foram adotadas como forma de se preparar para os possíveis casos infectado e também para evitar a disseminação do Coronavírus na cidade.
Para evitar aglomerações o comércio vai ficar fechado até 7 de abril, com exceção de clínicas médicas, odontológicas e fisioterápicas; estabelecimentos dedicados à venda de materiais hospitalares e de higiene e limpeza; Serviços de vigilância e segurança privada.
Também estão permitidos os serviços de transporte de táxi ou aplicativos de passageiros; operadoras de telecomunicações e provedores de internet; serviços funerários; bancas de jornais; lojas de materiais de construção, elétricos e hidráulicos; borracharias, oficinas mecânicas e auto elétricas.
A prefeitura também passou a fazer a desinfecção das ruas com dosagem de cloro.
E ainda em parceria com a Unifae está sendo instalado um hospital de campanha ao lado de Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para receber pacientes com suspeita de coronavírus.
A estrutura abrigará consultórios, salas de triagem, recepção, sala de observação e sala de paramentação e está sendo feita com 15 contêineres cedidos pela faculdade de medicina. Cada um mede 6 x 3 metros e tem banheiro e ar-condicionado.
Os casos suspeitos da doença vão passar por triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) e em seguida encaminhados ao Hospital de Campanha.
A prefeitura vai fazer um repasse de R$ 2,3 milhões para a Santa Casa, que vai receber os pacientes infectados para o isolamento.