Controladoria da Câmara recebe convite para integrar o Conselho Estadual de Controle Interno
A Controladoria do Poder Legislativo de Poços de Caldas fará parte do Conselho Estadual de Controle Interno como membro fundador. O convite foi encaminhado pela Controladora-Geral Adjunta da CGE-MG (Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais) Luciana Cássia Nogueira ao controlador-chefe da Câmara Municipal Paulo Roberto Sebastião da Mata Resende.
A Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais está fomentando a criação do Conselho Estadual de Controle Interno – CONECI-MG, entidade sem fins lucrativos, técnica e apolítica, composta pela Controladoria Geral do Estado e pelas Unidades Centrais de Controle Interno dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios mineiros. O CONECI-MG atuará no fortalecimento dos Controles Internos por meio do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, realização de parcerias, cursos e eventos de interesse mútuo, e desenvolvimento de ações de apoio à gestão que possibilitem o avanço econômico e social dos municípios e do estado de Minas Gerais.
Na próxima segunda-feira (18), acontecerá a votação do Estatuto do CONECI-MG, em Assembleia Geral, com a participação da Controladoria da Câmara de Poços. O Conselho terá como finalidade a promoção de políticas e diretrizes para o desenvolvimento do Controle Interno, o incentivo à adoção de boas práticas de governança e gestão pública, a modernização e a integração das demais unidades de Controladoria presentes em outros municípios, o intercâmbio de informações pertinentes para desenvolvimento e a própria capacitação de servidores.
Como integrante do CONECI-MG, a Controladoria do Poder Legislativo usufruirá de benefícios como: participação em eventos de capacitação gratuita; descontos em diversas capacitações com instituições de credibilidade no mercado; oportunidade de contato com Controladorias Municipais, Estaduais e da União; acesso a materiais e boas práticas nacionais e internacionais compartilhadas entre os membros das Unidades Centrais de Controle Interno; compartilhamento de materiais e código fonte de sistemas (exclusivos para membros); discussão, elaboração e apresentação de proposições aos órgãos competentes em matéria afeta ao Controle Interno; reuniões técnicas, com oportunidade de debate sobre temáticas específicas; realização de ações em parceria com os demais integrantes.
O controlador-chefe da Câmara de Poços destacou o trabalho que vem sendo feito para criação do CONECI-MG. “É com grande satisfação que o Poder Legislativo recebe esse convite para que a Controladoria integre o grupo como membro fundador. Temos participado de alguns fóruns, reuniões e grupos de estudo para debater o tema, inclusive com relação à elaboração do Estatuto que será votado. Um trabalho de muita responsabilidade, que visa fortalecer a Câmara e contribuir para o desenvolvimento do município”, disse Paulo Roberto.
O presidente da Câmara, vereador Douglas Dofu (União), falou da importância da participação do Legislativo em um Conselho que visa à troca de experiências e à integração entre vários municípios. “A Câmara de Poços vem desempenhando um papel fundamental na busca por
melhorias que possam refletir no atendimento à população e na fiscalização do gasto público. Esse é mais um passo do Poder Legislativo, agora com relação à Controladoria da Casa. Que seja mais uma iniciativa de sucesso e bons frutos”, afirmou.