Convênio vai permitir pesquisas sobre abelhas na região
A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas realizou na tarde da última quinta-feira, 10, a cerimônia de assinatura do convênio com a Associação dos Apicultores do Planalto de Poços de Caldas e Região (APIS-Poços). Parceria que visa a implantação de meliponário nas instalações do Jardim Botânico, bem como a realização de estudos e pesquisas relacionados à apicultura na região, de modo a incentivar à implantação de colônias de melíponas – abelhas nativas indígenas – que são desprovidas de ferrão e excelentes polinizadoras.
Pelo convênio cabe a Associação dos Apicultores o fornecimento dos enxames de abelhas indígenas sem ferrão de espécies distintas e assistência técnica para execução do projeto, ao passo que será de competência da Fundação Jardim Botânico, através da Divisão de Educação Ambiental (DEA), efetivar a criação do meliponário com materiais, espaço físico, equipamentos e mão de obra necessárias, além de acompanhar o desenvolvimento das espécies, juntamente com membros da APIS-Poços.
De acordo com coordenador da DEA/FJBPC e idealizador do convênio, Gustavo Fonseca, a celebração da parceria com a Associação dos Apicultores é de fundamental importância uma vez que os insetos, em especial as abelhas, cumprem um papel imprescindível, transportando o pólen entre as plantas e, garantindo assim, o processo de variação genética, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e equilíbrio dos ecossistemas. “Além disso, constitui uma importante ferramenta para conscientização e Educação Ambiental”, finalizou o biólogo.