Corais do Conservatório celebram os 65 anos da instituição em apresentação com entrada gratuita
Os Corais do Conservatório Musical Antônio Ferrúcio Viviani celebram os 65 anos de música da instituição em uma apresentação com entrada gratuita, no dia 8 de novembro, às 19h30, com entrada franca, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca.
O evento é uma promoção do Departamento de Canto do Conservatório Musical, sob a regência das professoras Juliana Galvão e Jucilene Buosi e vai reunir todos os corais da instituição: Coral Infantojuvenil, Coral Adulto e Grupo Vocal.
O espetáculo “Corais do Conservatório Municipal de Poços de Caldas – 65 anos de música” celebra o aniversário da instituição, fundada em setembro de 1959, pela Lei no 687, como Instituto Musical de Poços de Caldas.
O Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani é uma instituição pública cultural, artística e educacional, vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, sendo um dos poucos conservatórios musicais mantidos pelo município em todo o país.
A história
Fundado em 1959, o primeiro estatuto do então Instituto Musical foi publicado no ano de 1963 e estabelecia como objetivo principal a formação de professores de música, cantores, instrumentistas e dançarinos, bem como o desenvolvimento da cultura artístico-musical do povo, mediante exercícios práticos e audições dos alunos e concertos de professores. Este estatuto já previa a manutenção permanente de orquestra e coral da instituição.
No mesmo ano, a Lei no 1.067 deu nova denominação ao Instituto Musical, que passou a se chamar Conservatório Musical de Poços de Caldas, reconhecido oficialmente pela Lei Estadual no 4.422, de 9 de fevereiro de 1967. No primeiro ano da década de 70, a instituição começou a expedir diplomas aos alunos. Já em 1984, à denominação Conservatório Musical de Poços de Caldas foi acrescentado o nome Antônio Ferrucio Viviani, que a instituição leva até os dias de hoje.
História
Em 1985, uma nova lei revogou o Estatuto do início da década de 1960 e o conservatório adotou regimento escolar. Em 2000, a instituição passou por uma reestruturação funcional e reorganização administrativa, por meio da Lei 7.153, com a criação de cargos nos quadros de pessoal do Magistério da Prefeitura e a exigência de habilitação mínima para os profissionais.
O município também foi autorizado a abrir concurso público de provas e títulos para regularizar a situação dos servidores contratados.
O Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani tem como mantenedora a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Em 65 anos de existência, a instituição busca aperfeiçoar seu trabalho, fomentando a educação musical no município.