Coronel Frederico assume a 18ª RPM e promete reduzir criminalidade na região

Depois da passagem de comando do 29º Batalhão de Polícia Militar de Poços de Calas, realizada na tarde de ontem. Na Manhã desta sexta-feira, 3,  foi a vez do novo comandante da 18ª Região de Polícia Militar, coronel Frederico Antônio de Lima, tomar posse.

Autoridades civis e militares acompanhar a solenidade
Autoridades civis e militares acompanhar a solenidade

A solenidade que foi realizada no Parque José Affonso Junqueira contou com a presença o Subcomandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel André Agostinho Leão de Oliveira, do ex-comandante geral da PMMG, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, e de autoridades civis e militares dos 51 municípios abrangidos pela 18ª RPM, além de representantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Coronel Frederico substitui o coronel Mauro Lúcio de Moura Alves, que passa agora ao cargo de diretor de Apoio Operacional, em Belo Horizonte.

Em seu discurso de despedida, coronel Mauro agradeceu a acolhida dos poços-caldenses bem como a população do Sul de Minas que lhe acolheu ao longo destes 12 meses que esteve à frente da 18ª RPM.

Momento da passagem de comando da 18ª RPM
Momento da passagem de comando da 18ª RPM

Sob o aspecto profissional o coronel diz levar uma experiência de ter trabalhado com uma tropa em 51 municípios do interior, que foi de suma importância. “No Sul de Minas conseguimos manter índices em níveis tolerantes em evolução da criminalidade. Mas atribuo este resultado não apenas a Polícia Militar, mas a Polícia Civil que aqui no Sul tem uma parceria muito profícua, o Corpo de Bombeiros, as Guardas Municipais e principalmente as prefeituras, nossas grandes parceiras. Então eu saio daqui com a sensação de que os êxitos alcançados em 2016, eles aconteceram em razão destas parcerias e tudo em prol do povo do Sul e Sudoeste de Minas e com o apoio dela”, destacou coronel Mauro.

Para o ex-comandante geral, o policial militar mineiro é um herói nacional
Para o ex-comandante geral, o policial militar mineiro é um herói nacional

Quebrando o protocolo, o subcomandante geral, coronel André, concedeu o uso da palavra ao ex-comandante geral, coronel Bianchini, que em tom de agradecimento a todos os ex-comandados, enalteceu a qualidade do serviço prestado pela Polícia Militar de Minas e reconheceu o esforço e empenho de cada militar chamando-os de verdadeiros heróis.

Em seguida foi a vez do novo comandante da 18ª RPM discursar. Coronel Frederico que ingressou na Polícia Militar em 1989 é um dos únicos militares no interior do Estado que fez toda carreira até chegar a mais alta patente da Corporação, permanecendo em Poços de Caldas desde o Curso de Formação de Oficiais em 1993.

À frente da 18ª RPM, coronel Frederico pretende repetir feito no 29º BPM e reduzir a criminalidade
À frente da 18ª RPM, coronel Frederico pretende repetir feito no 29º BPM e reduzir a criminalidade

Quando esteve à frente do 29º BPM, coronel Frederico foi responsável pela redução em 23,1% no índice de criminalidade nos 11 municípios na área do 29º BPM e 34,6% em Poços de Caldas, resultado este que rendeu ao Batalhão de Poços de Caldas, o 14º Troféu Prêmio Polícia Militar da Qualidade, concedido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo no ano passado.

Agora como comandante da 18ª RPM o pensamento não é diferente. O coronel pretende reduzir os índices de criminalidade nos 51 municípios abrangidos pela Região e para isso será preciso alinhar as estratégias com as demais unidades que compõem a 18ª RPM buscando constantemente a redução da criminalidade e segurança para toda população. “Nos já estamos trabalhando para reduzir a defasagem do efetivo com a formação de novos policiais militares, no final do ano tem outra formação com mais 180 soldados, sendo 60 para Poços de Caldas, 60 em Alfenas e 60 em Passos. E atrelado a esta situação já estamos conversando com algumas autoridades aqui da região no sentido de agregar a tecnologia para tentar suprir esta defasagem no efetivo. Então tenho certeza que vai ser um objetivo alcançado e que vai impactar na redução da criminalidade” finalizou o comandante da 18ª RPM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.