Corredores da Santa Casa ganham pintura visando a humanização do ambiente
A artista visual Lo Firmino, de forma voluntária, realizou uma grande pintura na Ala C da Santa Casa de Poços de Calas. O objetivo da artista, assim como o do hospital, que doou as tintas para o trabalho, foi trazer um ambiente mais humanizado para uma das alas mais carentes da Irmandade.
O tema escolhido pela artista para a pintura foi a natureza, segundo ela porque representa a vida e traz esperança. “Nós achamos melhor fazer algo mais relacionado à natureza, algo mais abstrato, porque a natureza é vida e traz mais esperança para as pessoas que estão em um momento difícil. A arte tem esse papel de ajudar, ela está presente em todos os momentos e, aqui no Hospital, ela veio trazer esperança aos pacientes”, explica Lo Firmino, que conta como surgiu a oportunidade de realizar esse trabalho.
“Ano passado, a Natália, que é a arquiteta aqui da Santa Casa, entrou em contato comigo para realizarmos a pintura em um quarto, mas analisamos e vimos que era melhor fazer no corredor, já que iria ser algo mais abrangente. A Ala C é uma ala do SUS, que contempla muitos tipos de pessoas, com os mais variados tipos de doença. Por isso, a gente achou muito legal fazer no corredor para atender todas essas pessoas”, completa Lo Firmino.
A busca pelo ambiente humanizado
Uma busca contínua da Santa Casa de Poços é trazer um ambiente cada vez mais humanizado, trazendo mais conforto e segurança para os pacientes.
A arquiteta do Hospital, Natália Siqueira, explica que existem vários estudos que comprovam que o espaço humanizado ajuda tanto na recuperação do paciente quanto na saúde dos colaboradores. “A Ala C da Santa Casa é uma ala utilizada para pacientes do Sistema Único de Saúde e é uma ala que há tempos a gente quer promover essa questão da humanização. E foi muito importante esse trabalho desenvolvido junto com a Lo, porque ela pode trazer um pouco mais de aconchego, alegria e acolhimento para Ala. Estudos provam que esse tipo de trabalho tem um impacto direto não só nos pacientes, como também em toda a equipe que trabalha no setor, já que torna o espaço menos estressante no dia a dia. Por isso, práticas como essa são muito importantes. A Santa Casa agradece e conta com a parceria da Lo em outras oportunidades”, salienta Natália