COVID-19: mulheres têm a maior incidência da doença em Poços
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 7, pela Secretaria Municipal de Saúde, a incidência de casos de Coronavírus em Poços de Caldas. As mulheres representam 51,4% do número de casos da doença que nesta sexta chegou a 500. Nos primeiros meses da Pandemia a situação era contrária.
Até o momento 257 mulheres contraíram a Covid-19 no município. A faixa etária de maior incidência é dos 30 aos 39 anos, que corresponde a 24,8% dos casos. Ou seja, são pessoas jovens como o caso da última vítima que faleceu na quinta-feira, 6. A paciente que havia dado a luz recentemente, tinha 27 anos e possuía comorbidade. Até o momento 6 mulheres morreram após serem diagnosticadas com Coronavírus em Poços de Caldas.
O número de casos entre os homens é de 243, e destes 11 morreram. A maioria tinha mais de 60 anos e apenas um deles não tinha comorbidade.
Ainda segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde dos 500 casos positivos em Poços, 349 pacientes são considerados recuperados, 126 seguem em isolamento domiciliar, seis estão em Unidade de Terapia Intensiva e dois estão em leitos clínicos. Em relação à atualização da quinta, 06, foram registrados 13 novos casos.
A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta sexta, está em 26,31%. De 57 leitos, são 15 leitos ocupados, sendo seis por pacientes confirmados e nove, por pacientes que aguardam resultado de exame para confirmação do diagnóstico. A rede hospitalar de Poços também recebe pacientes de outras localidades. Nesta sexta, são quatro internações: dois pacientes de Andradas, um de Caldas e um de Santa Rita de Caldas.
De acordo com a Secretaria de Saúde estes casos não são computados nas estatísticas locais referentes aos números de casos positivos, mas já estão incluídos na taxa de ocupação de leitos de UTI, divulgada diariamente no Boletim Epidemiológico. No total de 57 leitos de UTI disponíveis, constam os 10 leitos do Hospital de Campanha.
O Boletim também informa que já foram realizados no município, somando as redes pública e privada, 8.452 testes e exames.