COVID-19: Número de detentos infectados cai para 22 no presídio de Poços
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informou nesta terça-feira, 8, o número de detentos infectados no presídio caiu de 60 para 22.
De acordo com a Sejusp, os presos contaminados no presídio estão assintomáticos ou com sintomas leves. Eles foram separados dos demais e são monitorados pelas equipes de saúde. Vale ressaltar que todos os detentos da unidade foram testados, de forma preventiva.
Ainda segundo a Sejusp, na unidade prisional, seis servidores também testaram positivo para o coronavírus e estão afastados do trabalho cumprindo a quarentena em casa. Todos os servidores em atuação na unidade também foram testados.
De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça, o número de casos confirmados em Poços chegou a 937. Destes, 576 pacientes são considerados recuperados, 325 seguem em isolamento domiciliar, 10 estão em Unidade de Terapia Intensiva e três em ala ou leitos clínicos.
Em relação a última atualização, são nove novos casos registrados. O Boletim desta terça traz uma correção: a paciente de 56 anos que faleceu no domingo, 6 e foi incluída nas estatísticas locais, era moradora de Águas da Prata/SP e por isso, este caso passa a ser considerado no campo óbitos de não-residentes, que contabiliza 13 mortes. A informação foi confirmada por meio de investigação epidemiológica e a Secretaria Municipal de Saúde de Águas da Prata já foi notificada.
Nesta terça, um óbito de residente foi registrado em Poços: o paciente tinha 68 anos, comorbidade e estava em UTI de hospital que atende pela Rede SUS. A Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com parentes e amigos, neste momento de perda. São 23 óbitos confirmados no município, em função da Covid-19.
Dentre os 937 casos positivos no município, 50,8% se referem a pacientes do sexo feminino. A faixa etária de maior incidência é dos 30 aos 39 anos, que corresponde a 23,4% dos casos.
A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta terça, está em 47,36%. De 57 leitos, são 27 leitos ocupados, sendo 10 por pacientes confirmados e 17, por pacientes que aguardam resultado de exame para confirmação do diagnóstico. A rede hospitalar de Poços também recebe pacientes de outras localidades.
Nesta terça, são 12 internações: cinco pacientes de Andradas, um de Bandeira do Sul, um de Ibititura de Minas, um de Paraguaçu, um de Caldas, um de Santa Rita de Caldas, um de Poço Fundo e um de Vargem Grande do Sul.
Segundo a Secretaria de Saúde estes casos não são computados nas estatísticas locais referentes aos números de casos positivos, mas já estão incluídos na taxa de ocupação de leitos de UTI, divulgada diariamente no Boletim Epidemiológico.
No total de 57 leitos de UTI disponíveis, constam os 10 leitos do Hospital de Campanha. O Boletim também informa que já foram realizados no município, somando as redes pública e privada, 12.012 testes e exames.