COVID-19: Poços tem 8 casos confirmados e destes 4 são de uma única família
A secretaria municipal de Saúde de Poços de Caldas divulgou no final da tarde desta sexta-feira, 17, um novo formado do Boletim Epidemiológico sobre o Coronavírius, que agora passa a detalhar melhor os casos registrados na cidade. Das 425 notificações até o momento, 244 já tiveram a investigação concluída.
De acordo com o novo Boletim Epidemiológico dos 244 casos com investigação, 217 tiveram alta por critério clínico e 27 foram descartados por exame laboratorial.
Agora o município tem 8 casos confirmados. Quatro casos confirmados foram incluídos na atualização desta sexta-feira, 17. Eles são referentes a uma família que testou positivo para a Covid-19. A mulher de 40 anos esteve em São Paulo, voltou com os sintomas e foi diagnosticada. O marido, de 44 anos, chegou a ser hospitalizado. Os dois filhos do casal também ficaram sintomáticos leves. A família segue em isolamento domiciliar, acompanhada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Além dos novos quatro novos casos, um paciente permanece internado em UTI e dois já estão curados. Entre os casos confirmados foi registrada a morte de um paciente de 67 anos na manhã desta quinta-feira, 16.
O número de casos suspeitos agora são 173, destes 171 estão em isolamento domiciliar, por ser considerados pacientes com sintomas leves, sem a necessidade de indicação de exames conforme o Ministério da Saúde.
Atualmente não há nenhum paciente internado em UTI, apenas um em ala destinada aos pacientes com sintomas da COVID-19. A morte de um paciente de 74 anos ocorrida na noite de segunda-feira, ainda segue em investigação.
A finalidade da mudança é responder de forma direta, aos questionamentos da população. “A cada boletim divulgado, sempre éramos questionados, como profissionais de saúde, a responder questões que não ficavam tão claras para a população. Com este formato, pensado e repensado, buscamos responder a todas estas dúvidas”, complementou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.
Antes desta mudança, a Secretaria de Saúde utilizava o modelo baseado na comunicação da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, em que eram informados apenas: total de notificações, casos suspeitos, confirmados, descartados e óbitos.
Ainda nesta semana foi apresentado um requerimento junto à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, pelo deputado Cristiano Silveira (PT) que atendeu uma indicação feita pela vereadora Maria Cecília Opípari (PT), que questionou a forma como o boletim epidemiológico era divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, que não trazia com clareza as informações a respeito dos casos do Coronavírus, principalmente os referentes ao município de Poços de Caldas.